abc+

DIVERSIDADE

CARNAVAL: Primeira mulher trans é eleita para compor corte principal do carnaval de Novo Hamburgo

Isis Bragança foi eleita segunda princesa do carnaval de Novo Hamburgo 2024

ico_abcmais_azul
Publicado em: 05/02/2024 às 10h:06 Última atualização: 05/02/2024 às 17h:08
Publicidade
  • TRANSFOBIA: Saiba qual é a pena aplicada para esse crime e como denunciar
  • Um fato histórico marca o carnaval de Novo Hamburgo de 2024: o Município terá a primeira mulher trans na corte principal da festa. Isis Bragança, de 21 anos, foi eleita segunda princesa do carnaval, na noite deste domingo (4), quando ocorreu a escolha e coroação da corte na quadra da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, no bairro Primavera.

    Isis Bragança é a segunda princesa do carnaval de Novo Hamburgo 2024 | abc+



    Isis Bragança é a segunda princesa do carnaval de Novo Hamburgo 2024

    Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

    Esse foi o primeiro ano que mulheres trans puderam concorrer à corte principal. Além de Isis, Kammile Victória da Costa Rodrigues, 32, foi outra mulher trans que figurou entre as concorrentes.

    Isis é empreendedora e mora em Estância Velha, mas é integrante da Escola de Samba Protegidos, de Novo Hamburgo. Ela iniciou sua trajetória no carnaval na Escola de Samba Asas da Liberdade, de Estância Velha, onde atualmente é rainha da bateria.

    Isis coleciona reconhecimentos pela luta das mulheres trans por representatividade. Na semana passada, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, Isis foi uma das homenageadas pelo governo do Estado em evento de valorização às mulheres trans que se destacaram em 2023.

    Além disso, no ano passado, ela foi eleita a rainha da Diversidade da Escola de Samba Protegidos. “É uma conquista e tanto, mas a primeira delas é romper barreiras, e mostrar que também podemos estar onde quisermos. É uma conquista pessoal, mas, sobretudo, para as mulheres trans em geral, pois estamos abrindo portas para que novas candidatas possam participar”, avalia.

    Na avaliação de Isis, o carnaval é acolhedor, por isso, serve de palco para que mulheres trans possam conquistar seus espaços. “Também podemos ter postos de visibilidade pública, e não apenas estar nos bastidores, como acontece, com muitas trans sendo costureiras, fazendo fantasias e tantas outras coisas”, pontua.

    A segunda princesa do carnaval de Novo Hamburgo afirma que tem planos de vôos mais altos. “Sigo em frente, pensando em amplificar a visibilidade trans, honrando as mulheres trans que vieram antes de mim e abriram portas importantes para que, hoje, minha geração possa seguir este legado e preparar um futuro melhor para todos”.

    A proposta de permitir a presença de mulheres trans na competição é uma forma de quebra de paradigmas. O diretor de carnaval da Cruzeiro e produtor geral da escolha da corte, Israel Ávila, falou sobre permitir a participação de mulheres trans no concurso. “Acredito que isso nunca tenha ocorrido em Novo Hamburgo, e não deixa de ser um momento histórico e importante para a quebra de tabus e preconceitos”, avaliou.



    Composição da corte do carnaval 2024

    A rainha do carnaval de Novo Hamburgo 2024 é Sandyelle Oliveira, 19 anos. Moradora do Porto Alegre, antes de concorrer em Novo Hamburgo, Sandyelle conquistou o título de rainha da Escola de Samba Estado Maior da Restinga, uma das principais agremiações carnavalescas da capital.

    Já Sabrina Antunes foi eleita primeira princesa do carnaval. Isis Bragança completa a corte. O rei do carnaval de Novo Hamburgo é Júnior Lima, popular Carioca, 33 anos. Ele foi eleito por aclamação, já que o outro concorrente inscrito desistiu de participar. “Estou muito feliz em viver tudo isso, é uma honra pra mim e espero representar muito bem a cidade de Novo Hamburgo durante o período em que estiver como rei do carnaval”, afirma.

     

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade