“É fevereiro, é carnaval, é carnaval”, já diz a música País Tropical, de Jorge Ben. O mês da festa, da muvuca e diversão chegou e no Rio Grande do Sul, o calor também quer participar. Com uma massa de ar quente saindo da Argentina e vindo curtir os festejos no Estado, os termômetros devem atingir a marca de 40°C no sábado (10) e domingo (11). A segunda-feira (12) também será quente, mas com possibilidade de chuva em diversas regiões do RS.
E pensando nisso, vamos dar algumas dicas sobre como se manter hidratado na folia, já que a desidratação é o principal problema de saúde causado pelo calor excessivo. E adiantando uma dica: evite o uso exagerado de bebidas alcoólicas e energéticos, eles são os principais aliados da desidratação.
Confira 5 dicas para evitar a desidratação no carnaval:
1- Beba água regularmente: Consuma pelo menos 2 litros de água diariamente. A água otimiza funções corporais, promove a pele radiante e contribui para o bom funcionamento dos órgãos, além de ajudar na regulação do peso e na eliminação de toxinas.
2- Evite consumir bebidas com excesso de açúcar: Refrigerantes e sucos industrializados podem causar desidratação. Algumas opções são chás gelados sem açúcar, ricos em antioxidantes. Optar por sucos naturais oferece nutrientes sem os efeitos negativos dos industrializados.
3- Use roupas leves: Opte por roupas leves e respiráveis, como peças feitas de algodão e linho. Esses tecidos naturais proporcionam conforto ao regular a temperatura corporal, prevenindo o desconforto causado pelo excesso de transpiração. O algodão permite a respiração da pele, enquanto o linho oferece frescor, tornando-se uma escolha ideal para manter-se fresco e confortável durante a folia.
4- Deixe para curtir o bloquinho fora do horário de pico do sol: Evite se expor ao sol durante os horários de pico, como meio-dia. Opte por desfiles de blocos em horários mais frescos, como pela manhã ou no final da tarde, para desfrutar da festa carnavalesca sem comprometer a saúde.
5- Use filtro solar: “Use filtro solar”, já dizia Pedro Bial. Sim, não esqueça da proteção para a pele. Lembre de repôr o protetor de três a quatro vezes ao dia, a depender da exposição e não esqueça: quanto mais alto o fator, melhor.
LEIA TAMBÉM