EM OBRAS
Capela de Santana terá um pórtico de entrada e outro de pedágio
Prefeitura faz uma das obras e CSG colocará estrutura no próximo mês
Última atualização: 26/10/2023 07:55
Capela de Santana tem em andamento três projetos. Um deles é a construção do pórtico de entrada da cidade, na Avenida Coronel Orestes Lucas, próximo ao entroncamento da ERS-240, em andamento desde o início do ano. Mas, além desta atração, a cidade terá duas outras obras que dizem respeito à rodovia que corta a cidade. Uma delas, até foi contestada, devido à cobrança de pedágio.
A praça de pedágio com cancelas não será mais erguida. Ao invés disso, um pórtico de pedágio, no km 30,7 da RS-240, e uma base operacional que ocupará uma área entre os quilômetros 24 e 25, ambos de responsabilidade da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).
A CSG, por meio de sua comunicação, informou que o pórtico de pedágio deve ser instalado durante o mês de novembro. Ainda não há uma data estimada, uma vez que as obras dependem das condições climáticas para seu funcionamento.
No caso da base de serviços operacionais, que será a 5.ª da concessionária, a comunicação alega que os trabalhos de drenagem e terraplanagem já foram iniciados, com conclusão para janeiro de 2024.
Base operacional
A assessoria da concessionária informou ainda que a 5ª base de serviços operacionais da empresa substituirá a base provisória construída na cidade de Portão, localizada no Km 13 da ERS-240. Com isso, os pórticos, que contam com a autorização do governo do Estado para seu funcionamento, entram em vigor até o dia 1.º de fevereiro de 2024.
A base operacional contará com diversas opções para os motoristas e passageiros, tudo com funcionamento 24 horas por dia. Entre eles, estão: banheiros, fraldários, área de descanso, Internet Wi-Fi, água e totem de autoatendimento para acesso a serviços e informações.
O ambiente, além de ser adaptado para pessoas com deficiência, contará com as frotas operacionais da CSG de prontidão, que poderá auxiliar com guinchos e ambulâncias, por exemplo.
Nova entrada da cidade
Conforme a comunicação da prefeitura, as obras do pórtico de entrada ainda não foram aceleradas pois a equipe está esperando a companhia de energia remover os postes que estão localizados no entorno do pórtico. Mesmo assim, a expectativa da gestão municipal é que a estrutura seja inaugurada até o final de 2023, embora essa remoção esteja sendo aguardada desde agosto deste ano.