O domingo (21) foi de solidariedade e de integração entre tutores e pets durante a Cãominhada VS. Mais de 300 quilos de ração foram arrecadados e serão repassados à Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa). O evento, promovido pelo Jornal VS e realizado pelo Grupo Sinos, contou com patrocínio master da CG Bravo Shopping, apoio da Dog Ativo e da Alquemila e co-realização do Sesc São Leopoldo.
Com saída às 10 horas da rótula do Rio Branco, a caminhada reuniu dezenas de pessoas e cães e percorreu cerca de um quilômetro pelo bairro. A participação era gratuita, mediante um quilo de ração. Toda a quantia arrecadada será repassada à Sempa, que distribuirá, a partir desta segunda-feira (22), a protetores e voluntários da causa animal cadastrados na secretaria.
“Importante destacar que esta ração não será destinada aos cães do Canil. Para o Canil temos uma licitação e também não podemos trocar a alimentação dos animais para evitar problemas gastrointestinais”, explica o titular da Sempa, Walter Vetbist.
Segundo ele, o alimento será distribuído entre mais de 20 grupos que integram a rede de proteção animal na cidade. “É uma maneira de ajudarmos quem tanto nos ajuda de forma indireta todos os dias, cuidando de animais recolhidos e promovendo lar temporário principalmente para cadelas prenhas e filhotes resgatados”, destaca.
Gestora do grupo CG Bravo Veterinary Medicine (que mantém o Hospital Veterinário CG Bravo e o CG Bravo Shopping Vet) a veterinária Amanda Gomes Bravo, já trabalhou na Sempa e conta da satisfação em ajudar a causa animal na cidade. “Sempre que tivermos uma oportunidade de fazermos a diferença, arrecadar fundos, ração, medicamento, para fazer doação, a gente vai fazer nossa parte”, comenta Amanda.
LEIA TAMBÉM
Cães dos mais variados portes marcaram presença
De diversos tamanhos, cores e raças, os pets marcaram presença no evento e foram as grandes atrações da Cãominhada. Um dos primeiros a chegar foi o São Bernardo Toretto, acompanhado dos tutores Pietro Martini, 10 e André Luis Martini, 54. Moradores do bairro Petrópolis, em Novo Hamburgo, eles chamavam a atenção por onde passavam.
“Se eu fosse cobrar cada foto que me pedem para tirar dele, já estava rico”, diverte-se André. “Este é um evento muito bom para a integração entre os animais e os tutores”, opina.
Moradora do bairro Pinheiro, em São Leopoldo, a auxiliar veterinária Bruna Klein, 30, participou com a cachorrinha Ruiva. “Sempre prestigio este tipo de evento. É uma oportunidade de mostrar que os cães especiais não têm limitações, que podem viver uma vida normal e que dão pouco trabalho”.
Qualidade de vida dos pets em destaque
Diretora da Unidade Sesc de São Leopoldo, Andrea Guedes também destacou a importância do evento. “É o momento de integração da comunidade, de saber que a gente tem que ter qualidade de vida, mas os nossos pets também. Um momento importante, mais uma vez em parceria com o Jornal VS. Também de parceria com a Sempa. Sabemos da responsabilidade da secretaria, do comprometimento deles com essas doações. Temos certeza de que a ração arrecadada vai estar bem encaminhada para as ONGs”.
Para o gestor Comercial do Jornal VS, Bruno Breda, eventos como este reforçam o vínculo comunitário do Grupo Sinos.
“A Cãominhada é um evento consolidado em diversas cidades da região e retorna para São Leopoldo após cinco anos. É uma atividade alegre, gratuita e que fortalece os vínculos entre pets e seus tutores. Para o VS é uma satisfação proporcionar este momento de integração junto a comunidade capilé, além de contribuirmos com o trabalho da Sempa”, destaca Breda.
- Categorias
- Tags