Imagens de câmeras de videomonitoramento de uma residência auxiliarão a Polícia Civil em um caso triste de maus-tratos e abandono de animal. As imagens farão com que o crime não fique impune na região. Na manhã de terça-feira (24), um homem foi flagrado deixando um cãozinho na Rua Guilherme Einloff Netto, no bairro Jardim América.
- Atualização: Cão que correu atrás do dono após ser abandonado aguarda adoção responsável; Polícia identifica autor do crime
As imagens mostram o momento em que ele chega ao local em um carro escuro às 6h20 e deixa o animal. Em seguida ele arranca. Desnorteado, o animal corre atrás do automóvel do dono.
Após ter conhecimento do caso, o delegado André serrão, da 2ª Delegacia de Polícia leopoldense iniciou as investigações. Segundo ele, por meio das imagens a Polícia identificou a placa do veículo, que é de uma mulher, moradora de Sapucaia do Sul.
“A proprietária já foi intimada a comparecer na delegacia para prestar esclarecimentos para quem ela emprestou ou vendeu o carro”, explica Serrão. O homem que aparece nas imagens ainda não foi identificado.
Veja o vídeo
Cão corre atrás do dono após ser abandonado em rua de São Leopoldo. Imagens ajudaram a Polícia Civil a identificar a proprietária do carro, moradora de Sapucaia do Sul; delegado buscar saber quem é o homem que estava no veículo. Detalhes em https://t.co/63PB9BZtef ?? pic.twitter.com/hJ5dwuBlLa
— Jornal VS (@jornalvs) October 25, 2023
O cãozinho, que é uma fêmea, foi resgatado e acolhido por moradores do bairro.
Abandonar animais é crime de acordo com a Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena para reclusão de até cinco anos, multa e proibição da guarda em crimes de maus-tratos a cães e gatos. O abandono se classifica como uma forma de maus-tratos, sendo aplicada a referida lei para tal conduta.
Denúncias de abandono podem ser feitas para a Polícia Civil pelo número 197, ou por meio da Delegacia Online, ou ainda para a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags