ENSINO SUPERIOR
Canoense passa em 5º lugar no curso de Odontologia da Ufrgs
Matheus Miranda confirmou seu nome no disputado listão de aprovados na Universidade Federal do RS
Última atualização: 22/01/2024 14:48
O canoense Matheus Vargas Miranda, de 19 anos, não conteve a alegria quando viu seu nome no disputado e aguardado listão de aprovados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O estudante passou em quinto lugar no concorrido curso de Odontologia. Das 61 vagas disponíveis, 30 eram na modalidade em que o jovem participou, de ampla concorrência.
"Ao todo eram mais de 400 candidatos. Me sinto realizado. A minha classificação me fez refletir que vale a pena não desistir dos nossos sonhos", revela. "Em 2022 foi frustrante quando o resultado do vestibular saiu e minha nota não era o suficiente. Persistir e estudar focado no objetivo final são os mecanismos que me moveram para esse momento de conquista e felicidade".
O jovem conta que, no ano passado, o resultado saiu no dia do aniversário de sua mãe, 25 de fevereiro. "Era o maior presente que poderia dar para ela. Foi difícil naquele dia dizer que não tinha passado, sabia que era importante para ela tanto quanto era para mim", desabafa.
Antes de conferir o listão de aprovados 2023, o estudante revela a ansiedade que vivenciou. "Desde a semana passada só pensava nisso. Cinco minutos antes de liberarem a lista ficava dando F5 para atualizar a página do site", salienta.
O abraço que recebeu da mãe após saber do resultado é descrito por Matheus como reconfortante e feliz. "Ela chegou cinco minutos depois, nos abraçamos e comemoramos", evidencia o jovem.
Matheus diz que chegou a pensar em Gastronomia e Arquitetura, mas que a Odontologia falou mais alto. "Minha mãe tem uma clínica odontológica. Quando era criança lembro de ir no consultório, com o passar do tempo comecei a cada vez mais me interessar", ressalta.
Foco e dedicação aos estudos
Matheus traçou uma rotina e estratégia de oito a nove horas de estudos por dia. “Desde 3 de março de 2022 coloquei na minha cabeça que seria minha prioridade total”. O jovem explica que o cursinho pré-vestibular foi peça importante para a conquista. “Foi uma soma: o acesso a bons professores e materiais de conteúdo, e claro, o que considero indispensável foco, dedicação aos estudos”, evidencia. O mais novo bicho de Odontologia da Ufrgs diz estar ansioso para a próxima etapa.
Escolha da profissão, rotina e próximos passos
"A harmonia facial, o sorriso, as facetas, os implantes são coisas da profissão que me chamam a atenção. 'É preciso fazer o que gosta.' Foi isso que minha mãe me disse quando cheguei a cogitar outras profissões", aponta Matheus.
O jovem canoense se formou no ensino médio no primeiro ano de pandemia de Covid-19, em 2020. "Precisei me adaptar naquele momento com os estudos de modo remoto", ressalta.
Matheus revela que esse ano a situação foi ao contrário do ano passado. "Minha namorada estuda Biologia na Ufrgs. Quando ela passou, em 2022, tiramos uma foto dela de bixo e eu do lado. Agora invertemos a foto", ressalta.
O morador do bairro Marechal Rondon mora com a mãe e diz que pretende continuar morando em Canoas. "As aulas começam somente em maio. Até lá serão meses de muita expectativa".
Para a nova rotina Matheus projeta conciliar as aulas em tempo integral (manhã e tarde) com um possível estágio. "Não sei se será viável, mas tenho a pretensão. Também quero manter hábitos saudáveis, como fazer academia e jiu-jítsu", salienta. Matheus aconselha para quem quer prestar vestibular que refaça provas anteriores. "Eu refiz cerca de umas 50 provas antigas", conclui.