ESPORTE

Canoense é destaque em competição de jiu-jítsu

João Pedro, de 10 anos, venceu a primeira etapa do Circuito Estadual

Publicado em: 14/03/2023 09:39
Última atualização: 02/02/2024 15:07

O pequeno João Pedro Teixeira Viana, de 10 anos, foi o canoense destaque da primeira etapa do Circuito Estadual 2023 de Jiu-Jítsu, na categoria masculino/infantil. O jovem venceu as lutas por finalização e se consagrou campeão da primeira fase do evento que ocorreu no último domingo (12), na Universidade La Salle.

João Pedro (centro) venceu as duas lutas deste domingo por golpe de finalização Foto: BJJ Foto/divulgação

João é o atual campeão na categoria infantil da competição. Além das lutas no circuito, o faixa cinza com preto recebeu o certificado de Melhor Atleta do Ano (2022), na categoria masculino/infantil. "Esse troféu é pela participação dele no ano passado. Hoje, ele é referência no Estado na categoria de base até 12 anos. É uma alegria ter mais essa conquista alcançada", diz o mecânico e pai de João, Alex Sandro da Silva Viana.

Alex explica que o filho precisou diminuir o ritmo de treinos para manter uma rotina saudável entre treinamentos e os estudos. "Ele praticava cinco vezes por semana, optamos por reduzir para três vezes. Embora para o João o esporte também seja uma recreação, é importante conservar o equilíbrio", aponta o pai.

O jovem se prepara para disputar as próximas etapas do Circuito Estadual, a segunda ocorre no dia 16 de abril. O local ainda não foi definido pela Federação de Jiu-Jítsu do Rio Grande do Sul (FJJRS).

"A cada etapa, o João vai somando pontos que serão importantes para a etapa final. Estamos confiantes para o bicampeonato. Tudo é de forma natural, uma escolha dele, o jiu-jítsu é a sua maior paixão", afirma Alex.

O pai do pequeno canoense destaca os benefícios que o esporte traz para as crianças, entre eles, disciplina e respeito. "A educação, o bom comportamento são es

Em busca do sonho

No sábado (11), João Pedro recebeu na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre a placa de Top Ranking Kids, na categoria masculino infantil pela participação no Circuito Estadual de Jiu-Jítsu de 2022. "Ficamos muito felizes com o convite e o reconhecimento no esporte como o melhor do Estado na categoria dele. Estamos em busca de apoio e patrocínio para que ele possa participar das próximas etapas e competições durante esse ano", salienta o pai de João.

De acordo com Alex, o custo é elevado, em 2022, os valores chegaram próximo de R$ 10 mil. "Cada campeonato tem uma taxa de inscrição, por exemplo, na Copa Prime, são dez etapas, e cada uma possui uma taxa. Mais as viagens, nem todas as competições são em Canoas. Ele é um menino dedicado e talentoso, mas precisa de apoio financeiro para seguir em frente", desabafa o pai. Interessados em ajudar a promessa canoense podem fazer contato com Alex Viana, pelo telefone (51) 99131.8080.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas