O pequeno João Pedro Teixeira Viana, de 10 anos, foi o canoense destaque da primeira etapa do Circuito Estadual 2023 de Jiu-Jítsu, na categoria masculino/infantil. O jovem venceu as lutas por finalização e se consagrou campeão da primeira fase do evento que ocorreu no último domingo (12), na Universidade La Salle.
João é o atual campeão na categoria infantil da competição. Além das lutas no circuito, o faixa cinza com preto recebeu o certificado de Melhor Atleta do Ano (2022), na categoria masculino/infantil. “Esse troféu é pela participação dele no ano passado. Hoje, ele é referência no Estado na categoria de base até 12 anos. É uma alegria ter mais essa conquista alcançada”, diz o mecânico e pai de João, Alex Sandro da Silva Viana.
Alex explica que o filho precisou diminuir o ritmo de treinos para manter uma rotina saudável entre treinamentos e os estudos. “Ele praticava cinco vezes por semana, optamos por reduzir para três vezes. Embora para o João o esporte também seja uma recreação, é importante conservar o equilíbrio”, aponta o pai.
O jovem se prepara para disputar as próximas etapas do Circuito Estadual, a segunda ocorre no dia 16 de abril. O local ainda não foi definido pela Federação de Jiu-Jítsu do Rio Grande do Sul (FJJRS).
“A cada etapa, o João vai somando pontos que serão importantes para a etapa final. Estamos confiantes para o bicampeonato. Tudo é de forma natural, uma escolha dele, o jiu-jítsu é a sua maior paixão”, afirma Alex.
O pai do pequeno canoense destaca os benefícios que o esporte traz para as crianças, entre eles, disciplina e respeito. “A educação, o bom comportamento são es
LEIA TAMBÉM
Em busca do sonho
No sábado (11), João Pedro recebeu na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre a placa de Top Ranking Kids, na categoria masculino infantil pela participação no Circuito Estadual de Jiu-Jítsu de 2022. “Ficamos muito felizes com o convite e o reconhecimento no esporte como o melhor do Estado na categoria dele. Estamos em busca de apoio e patrocínio para que ele possa participar das próximas etapas e competições durante esse ano”, salienta o pai de João.
De acordo com Alex, o custo é elevado, em 2022, os valores chegaram próximo de R$ 10 mil. “Cada campeonato tem uma taxa de inscrição, por exemplo, na Copa Prime, são dez etapas, e cada uma possui uma taxa. Mais as viagens, nem todas as competições são em Canoas. Ele é um menino dedicado e talentoso, mas precisa de apoio financeiro para seguir em frente”, desabafa o pai. Interessados em ajudar a promessa canoense podem fazer contato com Alex Viana, pelo telefone (51) 99131.8080.
- Categorias
- Tags