abc+

DESCARTE INADEQUADO

Canoas reduziu de 71 para 17 os descartes irregulares

Força-tarefa da Prefeitura deu flagrante em caminhões largando lixo em local proibido

Publicado em: 17/02/2023 às 09h:51 Última atualização: 24/01/2024 às 13h:42
Publicidade

Uma nova ofensiva da força-tarefa montada pela Prefeitura de Canoas contra o descarte irregular de lixo na cidade flagrou quatro caçambas carregadas largando material na Avenida Bianchinni, no bairro Mato Grande, durante a madrugada desta quinta-feira (16).

Há operações de fiscalização da Prefeitura noite adentro



Há operações de fiscalização da Prefeitura noite adentro

Foto: PMC/DIVULGAÇÃO

A empresa responsável foi multada em mais de R$ 15 mil, pelos crimes de descarte irregular de lixo com uso de caçambas e a circulação das mesmas sem tampa. A mesma empresa já havia sido flagrada tentando realizar o descarte irregular de lixo em antigas operações.

Este tipo de ação durante a noite tem se repetido e garantido um saldo positivo para a cidade. Em apenas um ano, a Prefeitura de Canoas conseguiu reduzir de 71 para 17 o número de pontos usados para descarte irregular. O avanço é significativo, na avaliação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Segundo o secretário adjunto Marcelo da Silva, as ações integradas organizadas pela administração municipal têm funcionado. Isso porque por trás do trabalho operacional há todo um aparato para garantir que a área flagrada de descarte deixe de ser usada.

“Cada flagrante é seguindo por um trabalho de revitalização da área, garantindo que não seja mais usado para o descarte”, explica. “A comunidade tem nos apoiado tanto em denúncias quanto na preservação dos espaços, o que tem ajudado na diminuição do problema”.

Legislação

A empresa flagrada descartando lixo irregular era reincidente, segundo a Prefeitura de Canoas. Inclusive já havia sido vista despejando resíduos sólidos na mesma área onde houve trabalho de fiscalização nesta quinta.

“Como a legislação criada para punir quem é flagrado descartando lixo irregularmente é nova, a empresa não chegou a ser multada da última vez, mas agora foi devidamente notificada e, embora tenha cinco dias para recorrer, tudo está bem encaminhado para pagar o valor”, explica Marcelo.

Mais de 70 mil toneladas

A Prefeitura de Canoas tem destinado recursos e tempo para que entulhos e resíduos sejam retirados de diferentes pontos. No ano passado, mais de 70 mil toneladas de lixo irregular foram coletadas. O total equivale a mais de 8.700 caminhões cheios de galhos, resto de obras, madeiras e eletrodomésticos. Em 2023, no mês de janeiro foram recolhidos quase seis mil toneladas desses resíduos. Prefeito em exercício, Nedy Marques destaca que a Prefeitura vem exercendo seu papel. “O descarte irregular de lixo é um problema grave que nós estamos enfrentando, que prejudica a cidade, a população e o meio ambiente. Sem a conscientização de todos, a Prefeitura não vai conseguir dar conta”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade