abc+

NEGÓCIOS

Canoas possui 45 mil empresas ativas, mais da metade são MEI's

De acordo com o Caged, os empreendimentos empregam cerca de 80 mil pessoas no município

Taís Forgearini
Publicado em: 23/01/2023 às 09h:44 Última atualização: 22/01/2024 às 11h:47
Publicidade

Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, o município de Canoas encerrou o ano de 2022 com 45.316 empresas ativas, desse total, 8.993 são empreendimentos abertos no último ano.

Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios são destaque na economia local



Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios são destaque na economia local

Foto: PAULO PIRES/GES

Conforme dados da Prefeitura, 26.082 negócios estão na modalidade de microempreendedor individual (MEI), ou seja, mais da metade. Considerada a porta de entrada para quem decide ser seu próprio patrão, os MEI’s são destaque na economia local.

“Canoas é uma cidade com potencial gigantesco, nossos empreendimentos representam 3,37% do total de pessoas jurídicas no Estado e a tendência é aumentar”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Canoas, Marcus Vinicius Machado.

O titular da pasta fala sobre a necessidade de desburocratizar e aumentar a celeridade dos processos para abertura de empresas no município. “Hoje, empresas classificadas como de baixo impacto, ou seja, atividades simples, como artesanato, por exemplo, é mais rápido, cerca de um dia, mas outras de médio e alto impacto, que envolvem licença ambiental, da vigilância sanitária entre outras o tempo é consideravelmente maior”, explica Machado.

De acordo com o secretário, o prazo maior de espera em situações que envolvem diversas secretarias da cidade ocorre pela descentralização dos pedidos de documentos. “Pretendemos inaugurar em março um sistema que vai integrar todas as secretarias envolvidas na liberação de alvarás e demais licenças que uma empresa necessita para operar de forma regular”, enfatiza.

Machado fala sobre o trabalho de fiscalização para regulamentar as empresas que estão a margem da legalidade. “É importante para inibir a concorrência desleal. O empreendimento é notificado e a partir daí é fornecido um período para adequação que varia conforme o tipo de serviço”, evidencia o secretário.

O escritório do microempreendedor localizado dentro da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Rua Dr. Barcellos, 969 – centro), é disponibilizado instrução jurídica de forma gratuita, também é possível ser encaminhado para qualificação no Sebrae por meio da parceria que a Prefeitura tem com a instituição.

Seguimentos em destaque no município

O comércio varejista de artigos (2.592 empresas), serviços de beleza (1.811) e promoção de vendas (1.377) são as categorias que lideram o ranking das empresas atividade econômica em Canoas.

“É fundamental estar legalizado e com a documentação em dia, o empresário e microempreendedor para conseguirem abrir uma conta jurídica, por exemplo. Além de ter mais chences de conseguir linha de crédito com os bancos”, salienta o secretário.

Para atender a demanda da cidade, ações de fiscalização, orientação e qualificação são intensificadas. “No ano passado conseguimos com que mais de 300 empresas fossem regulamentadas evitando o fechamento dos negócios em questão”, afirma Machado.

Segundo a mais recente pesquisa de estatística do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as empresas canoenses são responsáveis por 79.955 empregos formais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade