SAÚDE E LAZER

Canoas oferta turmas grátis de musculação, pilates, entre outras atividades físicas

Exercícios físicos regulares são aliados contra a diabetes

Publicado em: 05/01/2023 09:21
Última atualização: 11/01/2024 11:52

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) em 2022, existem cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil convivendo com a doença. Um mal silencioso à saúde, que por falta de conhecimento ao tratamento adequado e prática de atividades físicas regulares pode se agravar.

É preciso se movimentar para ter uma boa saúde Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

O exercício físico é fundamental no auxílio à prevenção e combate da diabetes mellitus. Conforme a Associação Americana de Diabetes (ADA), a regularidade de atividades físicas como caminhadas, realizadas no mínimo três vezes por semana, durante 60 minutos, traz benefícios ao sistema ósseo e muscular de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, tipo 2 ou pré-diabetes.

Para os adultos, a prática de atividades é necessária três vezes por semana, por pelo menos 150 minutos, que vão auxiliar no condicionamento físico, melhora da imunidade e, principalmente, controle glicêmico.

A aluna do Programa de Lazer Atividade Física e Saúde (Plafs), realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Viviane Fagundes Andrade, relata que após entrar para o programa ganhou qualidade de vida e saúde. "Tenho diabetes tipo 1 e começar a fazer exercícios contribuiu muito no controle da minha glicose", aponta. "Antes, quando ia medir, dava 230, agora o resultado fica em torno de 60 e poucos. Melhorou em todos os sentidos, hoje consigo dormir muito melhor à noite."

Em grupo

A professora de Educação Física, Desirée Maridakis, comenta sobre a importância das atividades físicas em grupo.

"É gratificante acompanhar o desenvolvimento dos nossos alunos em todas as áreas, na saúde física, social e mental", conta. "Essa participação nos programas causa uma nítida mudança de comportamentos e de hábitos. Muitos chegam até nós por indicação médica, com as mais diversas patologias e, rapidamente, são inseridos e acolhidos nos grupos." A sensação de pertencimento, segundo ela, também ajuda no tratamento, pois ali eles identificam pessoas com as mesmas dificuldades.

Onde fazer

Em Canoas, existem 58 academias ao ar livre e 151 praças à disposição dos canoenses para praticar atividades físicas. O Plafs está disponível nos centros esportivos, oferecendo aulas práticas de yoga, pilates, ginástica localizada, mix de academias, alongamento e flexibilidade, circuit training, dança, musculação e outros.

É importante voltar com calma para voltar bem

O exercício físico é um componente fundamental do tratamento do diabetes, porém é importante as pessoas buscarem mais informações com seu médico, sobre o tipo de exercícios que podem praticar, para definir as melhores estratégias e, assim, terem os melhores resultados para saúde.

Parou e quer voltar? Após uma grande pausa, o funcionamento do corpo, naturalmente, acaba mudando. Independentemente da intensidade dos treinos que se praticava, é necessário um novo período de adaptação.

Sintomas da diabetes

Alguns sintomas da diabetes Tipo 1 são: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito. Já os sintomas da diabetes Tipo 2: fome frequente, sede constante, formigamento nos pés e mãos, vontade de urinar bastante; infecções frequentes na bexiga, rins, pele; feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas