Era pouco mais de 10 horas desta quarta-feira (1º), quando, no auditório do campus Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Canela, ocorreu a instalação da 19ª legislatura do município canelense. Os 11 vereadores eleitos, assim como o novo prefeito Gilberto Cezar e vice-prefeito Gilberto Tegner, o Tolão, foram empossados, em cerimônia para convidados e autoridades.
Estiveram presentes os deputados federais Lucas Redecker, Pompeo de Mattos e, representando Coronel Zucco, Jorge Moreira.
LEIA TAMBÉM: BR-290: Retorno do litoral movimenta free way e estradas do interior do RS no fim do feriadão
No início da sessão solene, a vereadora mais votada na eleição de 2024, Graziela Hoffmann (PDT), com 1.308 votos, foi convidada para presidir os trabalhos, até o momento em que houvesse a eleição da mesa diretora.
A parlamentar, junto dos colegas Lucas Dias (PSDB), Felipe Caputo (PSDB), Nene Abreu (MDB), Jone Wulff (PSD), Rodrigo Rodrigues (PDT), Leandro Gralha (MDB), Cabo Antonio (MDB), Joãozinho Silveira (MDB), Roberto Danany (MDB) e Carmen Seibt (PSDB), entregaram seus diplomas e declarações de bens. Ainda, prestaram juramento de cumprimento às legislações municipais, estaduais e federais e de honra e ética ao trabalho desenvolvido.
Após uma breve pausa no cerimonial, ocorreu a eleição da nova mesa diretora. Duas chapas foram inscritas. A primeira com presidência de Felipe Caputo, vice Graziela Hoffmann, 1º secretário Lucas Dias e 2º secretário Rodrigo Rodrigues. Já a chapa 2 tinha como presidente Roberto Grulke, vice Joãozinho Silveira, 1º secretário Nene Abreu e 2º secretário Cabo Antonio.
VEJA AINDA: Furto de cabos resulta em falta de água no primeiro dia de 2025 em Gramado; entenda
Os votos foram abertos e nominais e, por 7 votos a 4, venceu a chapa um. Eles serão responsáveis pela Casa Legislativa no biênio 2025/2026. Também foi definido que a equipe será a Comissão Representativa do Legislativo. O vereador Caputo assumiu de imediato após a votação, a presidência.
Ainda foram definidos os representantes das bancadas. Pelo MDB, será Grulke; PSDB, Lucas Dias; PDT, Rodrigo Rodrigues; e PSD, Jone Wulff. Por fim, as comissões permanentes da Casa também foram escolhidas, com as indicações de cada partido.
“Acabou o recreio, agora a aula vai ser muito séria”
Após a diplomação dos vereadores, foram empossados Gilberto Cezar e Gilberto Tegner, como prefeito e vice-prefeito.
SAIBA MAIS: Com programação especial e fogos, Gramado reúne mais de 30 mil pessoas no Réveillon; veja fotos
Tolão ressaltou que o objetivo é melhorar a vida da comunidade canelense. “Gilberto e eu não participamos de uma brincadeira, de uma gincana”, diz. “A política só serve se for para melhorar a vida das pessoas, se não, não serve de nada. E esse é o nosso compromisso, de forma séria e comprometida. Precisamos ouvir a sociedade e que ela junto conosco, arregace as mangas”, afirma.
Tegner também enfatizou sobre a parceria com Gilberto Cezar. “Tenho certeza que a comunidade escolheu a dupla GG para trabalhar. Tenho dito a todos, acabou o recreio, agora a aula vai ser muito séria. Nós estamos a altura dos desafios que enfrentaremos.”
GRAMADO: Casa Italiana revitaliza estrutura e prepara comemorações pelos 150 anos da Imigração em 2025
“A sociedade cansou do não. Esse governo tem que ser do sim. Sim para a educação, sim para a saúde. O não tem que ser à corrupção, ao descaso e dinheiro público”, finaliza.
“Canela nesse início terá muitas adversidades”
“Ao povo de Canela, o meu muito obrigado pela confiança.” Com 14.097 votos conquistados na eleição municipal, Gilberto Cezar aproveitou a tribuna para falar sobre o futuro do seu trabalho frente ao Executivo, como objetivos e adversidades. “Canela cresceu e é um momento novo. Vivemos uma renovação política, será um período de mudanças. A Canela de hoje é resultado de uma construção coletiva, desde a emancipação de 1944”, coloca. “Canela precisa de um choque realidade, da busca por uma agenda positiva, de união e consenso coletivo”, complementa o novo chefe da administração municipal.
VOCÊ VIU? Canela receberá escola estadual indígena Kaingang em aldeia na Flona; saiba detalhes
LEIA TAMBÉM
Gilberto Cezar reitera que há muita expectativa por mudanças, ansiadas pelo povo. “Devemos organizar nosso mandato em três valores, coragem, responsabilidade e ética. Há muito a ser feito e muitos desafios a serem enfrentados e vencidos”, justifica. “O mandato é uma construção diária, todos os dias precisamos tomar decisões importantes.”
Ele ainda frisa que a palavra-chave neste início será paciência. “Teremos que ter e pedir paciência. Nós teremos que ser democráticos e também tomar decisões duras. Nesse sentido, estamos vivendo o tempo do mérito, e não do comodismo. O discurso vazio sem estar aliado à prática, fica desamparado, sem apoio, e sem ajuda da comunidade, não chegamos a lugar nenhum”, explica, sobre a necessidade de resgate da autoestima dos moradores.
“Eu sei que os desafios serão imensos, mas a nossa disposição em fazer gestão eficiente e moderna é ainda maior. Eu sei que temos que dar respostas imediatas em inúmeras demandas emergenciais, sem perder o foco, o eixo estrutural da nossa proposta principal, que foi priorizar o atendimento à saúde da nossa população e criar um novo ambiente de negócios, prosperidade, modernização, dos aspectos urbanos do eixo turístico, e tudo isso, passa por avanços na educação”, reitera o prefeito.
NÃO PERCA: Corede Hortênsias divulga projetos habilitados após eleição da Consulta Popular; confira
Gilberto ainda falou sobre como deve lidar com os investimentos e com a oposição. “Nós não temos medo de enfrentamento de debate, pelo contrário, é nessas horas que temos a oportunidade de confrontar ideias e encontrar o melhor caminho. Teremos que atuar inicialmente sob uma tutela de emergência e urgência, pois todos sabemos a forma que iremos assumir o município. E não há solução mágica, a nossa peça norteadora será o orçamento público, receitas e despesas devem estar adequadas”, comenta.
“É inegociável nosso plano de governo, a gente quer melhorar a vida do povo de Canela, e essa vida passa pelo cumprimento e respeito das diretrizes do nosso plano. E preciso dizer com muita responsabilidade, que Canela nesse início terá muitas adversidades pela frente, mas sempre dizemos que não estaremos aqui para exaltar as dificuldades, e sim, buscar as soluções e tornar a vida do canelense melhor”, finaliza.