A Secretaria de Saúde e o Hospital de Caridade de Canela (HCC) alertam a população para o aumento de atendimentos de síndrome gripal registrados nas unidades básicas e casa de saúde.
A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Canela, enfermeira Magali Dell Valle Cavinatto, destaca que além dos cuidados básicos utilizados também na prevenção da Covid-19, é importante que a população evite lugares fechados e não compartilhe utensílios de uso pessoal, como copos, talheres e travesseiros.
“A situação é realmente preocupante e novamente precisamos contar com a colaboração de todos”, destaca.
No Hospital de Canela, o interventor Leandro Gralha fala que a emergência está enfrentando um aumento considerável no número de pessoas que buscam atendimento médico para sintomas gripais leves ou moderados. Essa sobrecarga afeta não apenas a capacidade dos profissionais de saúde em tratar adequadamente os pacientes graves, mas também atrasa o atendimento de outras emergências que requerem cuidados imediatos.
Na segunda-feira (22) foram 256 atendimentos, cerca de 70% com síndrome gripal. “Estamos fazendo um apelo à população canelense que caso você apresente sintomas gripais leves ou moderados, busquem primeiramente a UBS mais próxima de sua residência. Os postos de saúde estão preparados para fornecer atendimento adequado a casos não emergenciais, como gripes e resfriados comuns”, fala Gralha.
“Ao evitar congestionar as emergências com sintomas gripais leves, estamos contribuindo para que aqueles que estão enfrentando condições mais sérias sejam atendidos de forma ágil e eficiente”, pondera.
LEIA TAMBÉM
O vírus Influenza
A Influenza ou gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevado potencial de transmissibilidade. Existem três tipos de vírus: A, B e C. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o Influenza A responsável por grandes pandemias. Entre os subtipos estão o A (H1N1) e A (H3N2).
Os sintomas da gripe tem início súbito e se apresentam como febre, tosse seca, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça e fadiga. Geralmente têm duração de sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.
No entanto, alguns casos, principalmente em indivíduos com fatores e/ou condições de risco, podem evoluir para um quadro mais grave, conhecido como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), necessitando hospitalização.
A transmissão é mais comum nas estações frias como o outono e o inverno, mas o vírus circula durante todo o ano.
Vacinação
Em Canela, a vacinação contra a gripe está liberada para a população acima dos seis meses de idade. Para se vacinar, basta levar o documento pessoal com foto, cartão SUS, e a caderneta de vacinação. A campanha segue até 31 de maio.
* Com informações da Prefeitura de Canela