PANORAMA
Canela deve receber em três meses mapeamento com setorização de áreas de risco pelo Sistema Geológico do Brasil
A equipe esteve até terça-feira (11) na cidade, para realizar registros
Última atualização: 14/06/2024 16:59
Canela recebeu a visita técnica de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) durante quase uma semana. A equipe esteve até terça-feira (11) na cidade, para realizar o mapeamento e setorização as áreas de risco geológico.
As atividades foram focadas nos bairros Santa Marta, Rancho Grande, Morro Calçado e Chapadão, apontados por ocorrências de eventos geológicos e que sofreram com evacuações ao longo do final de abril e início de maio, no período de chuva intensa. Durante a inspeção, fotografias foram feitas, assim como um drone para observação foi utilizado, para se obter dados precisos e detalhados das condições.
Com a conclusão da visita, a expectativa é de que o relatório e os mapas de setorizações sejam entregues em aproximadamente 3 meses. O objetivo principal do trabalho é ter as bases científicas necessárias para que as autoridades locais possam realizar medidas preventivas adequadas, assim como ações de segurança possam ser planejadas.
Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Canela destacaram a importância dessa parceria com o SGB.
"A expertise do Serviço Geológico do Brasil é indispensável para compreendermos os riscos geológicos que nosso município enfrenta. Com as informações detalhadas, poderemos desenvolver planos de ação mais eficazes para proteger nossa população, através de políticas públicas que poderão ser consideradas no novo plano diretor que está em fase de propostas preliminares”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Leandro Heidtmann.
A Secretaria de Meio Ambiente solicitou a visita técnica ainda em dezembro do ano passado, após o período chuvoso de novembro.