EDUCAÇÃO
Candidatos realizam o segundo dia de provas do Enem neste domingo
Desta vez, o teste traz 90 questões de matemática e ciências da natureza
Última atualização: 12/11/2023 14:46
O segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou milhares aos pontos de aplicação da prova neste domingo (12). Desta vez, o teste, que deve ser resolvido em cinco horas, traz 90 questões de matemática e ciências da natureza.
A prova começou às 13h30, com os portões sendo fechados meia hora antes em todo Brasil. Em São Leopoldo, a sede da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, no Centro, foi um dos locais do exame, recebendo candidatos inclusive de outros municípios. Caso do estudante portanense Mikel Anderson da Silva Maciel, 21 anos, que veio à São Leopoldo para fazer a prova, acompanhado da mãe Nair da Silva, 60, e da tia, Ângela da Silva, 59.
Todos moradores de Portão, elas o deixaram na Escola Frederico e foram para casa de familiares leopoldenses aguardar Mikel realizar o exame. “Ele veio fazer o Enem pra valer mesmo, para tentar uma boa nota e se encaminhar para a faculdade”, contou a mãe, destacando que ele está concluindo o técnico em Tecnologia da Informação (TI) e pretende cursar faculdade na área.
Apoio familiar
Para chegar a prova, Nair comenta que Mikel se dedicou bastante e contou com o auxílio de uma professora que o ajudava a estudar em casa. “Ele se preparou e gostou do primeiro dia de prova, achou que foi dentro do esperado. Acredito que ele vá bem, mas a gente nunca pode criar expectativa, temos que esperar pra ver”, ponderou.
“Deixamos ele bem tranquilo. É o primeiro Enem que ele está fazendo e conscientizamos ele que tinha que vir pra saber como funciona, qual a finalidade. Eu disse pra ele: ‘vai lá e coloca aquilo que tu sabe, aquilo que tu lembrou, aquilo que tu acha que é. Se não for assim, da próxima ver, quando voltar a fazer o Enem, tu já tem uma ideia do que é, aquilo que tu tem que melhorar e aperfeiçoar’”, completou Nair, detalhando o apoio que ela e a família prestaram ao jovem.
Tentando uma vaga no Ensino Superior
As amigas Micaelli Lottermann, 20 anos, e Camila Cassieli, 18, já se formaram no Ensino Médio e foram fazer a prova do Enem pela segunda vez, buscando agora uma vaga no Ensino Superior. “Quero fazer Direito”, disse Micaelli. “O primeiro dia (de Enem) foi mais ou menos. Pra mim, o que mais atrapalhou foram os textos, que não me deram o suporte que achava necessário para a redação. Achei que estavam diferentes da proposta”, opinou. “Eu quero tentar Engenharia Química. Para mim, creio que hoje será mais tranquilo”, salientou Camila.