POLÍTICA

Candidatos à Prefeitura de Sapucaia do Sul discutiram propostas em debate na Rádio ABC

Debate foi dividido em três blocos que reuniram perguntas feitas entre os candidatos com tema livre e também assuntos escolhidos por sorteio

Publicado em: 04/09/2024 12:48
Última atualização: 04/09/2024 12:51

Os cinco candidatos à Prefeitura de Sapucaia do Sul participaram nesta quarta-feira (4) do debate promovido pela Central Grupo Sinos de Eleições. O encontro ocorreu no estúdio da Rádio ABC 103.3 FM, em Novo Hamburgo. Participaram do debate Dra. Imilia de Souza (PL), Jorge Barbosa (PSD), Luciano Rodrigues (PT), Professor André Alves (PSOL) e Volmir Rodrigues (PP).

Debate reúne os cinco prefeituráveis: Dra. Imilia de Souza (PL), Jorge Barbosa (PSD), Luciano Rodrigues (PT), Professor André Alves (50) e Volmir Rodrigues Gordo (PP) Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

O debate foi mediado pela jornalista Kelly Veronez e teve a participação do jornalista, advogado e promotor de Justiça aposentado Cláudio Brito que avaliou os pedidos de resposta. Durante cerca de duas horas, os candidatos puderam apresentar suas propostas em três blocos que reuniram perguntas feitas entre eles com tema livre e também assuntos escolhidos por sorteio. Houve, também, espaço para considerações finais.

O posicionamento dos participantes no estúdio durante o debate foi definido em reunião preparatória com seus assessores. Debate foi transmitido ao vivo pelo site abcmais.com, YouTube e redes sociais do Grupo Sinos.

Temas diversos e trocas de farpas

Durante o debate, assuntos como saúde, educação e transporte público dominaram as perguntas entre os candidatos. Saneamento básico, mobilidade e a recuperação dos estragos provocados pela enchente na cidade também foram pauta no encontro, que reuniu propostas e avaliações e algumas trocas de farpas entre os candidatos.

Educação
Dra. Imilia de Souza abordou o tema da educação de qualidade. "Para isso, precisamos ouvir todos os lados. O principal na educação é ouvir, algo que hoje não acontece. Através desse ouvir, de entender as necessidades, as crianças têm educação que merecem e que as tornarão cidadãos conscientes".

Agilidade na saúde
Jorge Barbosa focou na saúde. "Vamos trazer secretários competentes e dar autonomia para que estes profissionais possam trabalhar. Vamos dar atenção às Unidades Básicas de Saúde, à prevenção. Não é possível que um raio-X leve até 10 meses para o resultado chegar. Que pessoas que cheguem à UPA precisem esperar até 7 horas para serem atendidas".

Prevenção às enchentes
Luciano Rodrigues abordou a prevenção a alagamentos e às enchentes na cidade. "São questões que têm que ser trabalhadas como um todo. Uma das nossas ações será buscar recursos técnicos e financeiros junto ao Ministério da Reconstrução. Além disso, discutiremos em conjunto com as outras cidades por meio do Pró-Sinos".

Ensino Médio
O professor André Alves falou da ampliação da oferta do Ensino Médio. "Vamos ampliar a oferta de vagas no Ensino Médio em parceria com o governo do Estado. A evasão escolar é uma das nossas preocupações, já que 30% dos alunos que terminam o Fundamental, não entram no Médio".

Mais moradias
Volmir Rodrigues destacou novas moradias. "Teremos grandes empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, que atenderão a famílias atingidas pela enchente. Na Mauá, serão 256 apartamentos e outros 256 na Rua José Loureiro da Silva".

Confira como foi o debate 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas