abc+

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Candidato a vereador do RS teria feito churrasco para comunidade em troca de votos; MP pede cassação e multa

Equipe do Ministério Público Eleitoral chegou a ir até o local e confirmou que o evento tinha como finalidade a compra de votos

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 01/10/2024 às 18h:42 Última atualização: 01/10/2024 às 18h:43
Publicidade

Um candidato a vereador de Cachoeira do Sul, município da região central do Rio Grande do Sul, pode ter o registro da candidatura e, caso seja eleito, o diploma cassados. É que, segundo o Ministério Público (MP) Eleitoral, ele teria promovido um churrasco gratuito para a comunidade em troca de votos.

Candidato a vereador teria feito churrasco para comunidade em troca de votos; MP pede cassação e multa | abc+



Candidato a vereador teria feito churrasco para comunidade em troca de votos; MP pede cassação e multa

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Uma equipe do órgão chegou a ir até o local e confirmou que o evento tinha como finalidade a compra de votos. Movimentação intensa de pessoas e carros adesivados marcavam o ambientem segundo relatado. 

O promotor eleitoral Davi Lopes Rodrigues Júnior afirma que a legislação “veda a captação ilícita de sufrágio para preservar a liberdade do voto e a livre escolha do eleitor”.

LEIA TAMBÉM: ELEIÇÕES: Veja em quais casos eleitores podem ser presos a partir de hoje

“É importante o cidadão compreender que o voto não se destina à escolha de amigo, mas de um gestor da coisa pública, e que o lugar de buscar um amigo pode ser num jantar ou num CTG, mas o local apropriado para encontrar um gestor ético, probo e moral, deve ser nas urnas e em nenhum outro local”, destaca o promotor.

Assim, além da cassação, o MP Eleitoral pede que Luciano da Rosa Fortes, o Luciano do Ancoradouro, seja condenado ao pagamento de multa. A ação foi ajuizada na segunda-feira (30).

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Nas redes sociais, o candidato publicou nesta terça-feira (1º) um curto vídeo onde lembra seu número aos eleitores e comenta: “tudo certinho, não se preocupem, tá tudo certo”.

A reportagem tentou contato com Fortes, mas não teve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Como denunciar

O Ministério Público Eleitoral é o órgão responsável pela fiscalização da regularidade e da integridade do processo eleitoral deste domingo (6). Quem observar infrações que podem ameaçar a lisura do pleito, pode fazer uma denúncia pelo e-mail denunciaeleitoral@mprs.mp.br, pelo site do mprs.mp.br ou diretamente na Promotoria de Justiça do seu município.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade