Bicentenário

Campo Bom recebe o projeto "Trilhas da Imigração" em homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil

A Orquestra Eintracht apresenta uma jornada musical com clássicos e momentos históricos no Teatro do CEI

Publicado em: 15/10/2024 18:12
Última atualização: 15/10/2024 18:13

O Teatro do CEI, em Campo Bom, será palco de uma experiência musical única nesta quarta-feira (16) com o projeto "Trilhas da Imigração - 200 anos: uma jornada musical". A Orquestra Eintracht homenageia o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, apresentando uma jornada sonora que retrata as vivências de imigrantes que deixaram suas terras em busca de novas oportunidades. Serão três sessões ao longo do dia, às 9h e às 14h30 para as escolas, e às 19h30 aberto ao público.


Espetáculo foi produzido em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil Foto: Divulgação

A história começa com a travessia de 39 imigrantes alemães, que, em um veleiro, enfrentaram quatro meses de incertezas antes de chegarem ao Brasil, onde foram recebidos por uma realidade muito diferente da prometida. Sem a ajuda esperada e diante de um assentamento precário, esses imigrantes se uniram para formar uma nova comunidade, estabelecendo igrejas, escolas e cemitérios. Neste momento, será executado a obra de Johan Sebastian Bach: Jesus Alegria dos Homens.

Diretor do espetáculo, Fernando Ochôa conta que a ideia foi fazer uma cronologia com músicas a partir de 1824. “Pensamos em reproduzir aquilo que os alemães estariam ouvindo em cada época. Então começa com Beethoven e vai passando por diversos estilos musicais, como o pop, o rock e as bandinhas, mas tudo tocado pela orquestra”, explica.

Desafios e momentos históricos

A apresentação destaca momentos marcantes da imigração, iniciando com a poderosa 5ª Sinfonia de Beethoven, que simboliza a partida rumo ao desconhecido. A jornada musical também inclui a trágica história do massacre dos Muckers, onde a trilha sonora incorpora reflexões sobre esse episódio com a obra "Dia-a-dia" de Jaques Morelembaum.

Os desafios continuaram ao longo do século XX, incluindo a Segunda Guerra Mundial, que afetou profundamente a comunidade. Momentos históricos como a queda do Muro de Berlim são relembrados através da canção "Wind of Change", da banda Scorpions, um hino à reunificação e à esperança de tempos melhores que ganha uma releitura através da orquestra.

Ao longo da performance, a plateia será levada a reviver sentimentos de saudade e esperança, embalada por obras de compositores como Johann Sebastian Bach e Richard Wagner. No final, os 200 anos de imigração trazem à tona não apenas a luta, mas também a alegria das festas e celebrações que se formaram nas comunidades imigrantes. Nessa parte, o espetáculo culminará em um medley de canções que prometem colocar o público para dançar, com clássicos populares de bandinhas, como “Feliz em Festa”, da Banda Eccos.

O espetáculo teve sua estreia no domingo (13), em Rolante, e depois de Campo Bom será apresentado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, na próxima quarta-feira (23). No dia 23 de novembro, ocorrerá a última apresentação, em Igrejinha, no Parque da Oktoberfest

Serviço:

  • Data: 16 de outubro de 2023
  • Local: Teatro do CEI, Campo Bom
  • Horários: 9h, 14h30 (escolas) e 19h30 (aberto ao público)
  • Ingressos: Entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na farmácia Apoteka. Contudo, pede-se a doação de leite para a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas