Para quem aprecia a cultura gaúcha, neste final de semana o ponto de encontro é o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) M’Bororé, de Campo Bom. A entidade promove o tradicional Sarau de Arte Gaúcha, considerado o maior rodeio artístico do Rio Grande do Sul, com a participação de 89 invernadas nas categorias veterana, mirim, juvenil e adulta.
O evento, que começou na sexta-feira e segue até domingo (25) na sede do M’Bororé, deve receber mais de 10 mil pessoas e distribuir mais de R$ 15 mil em premiação.
Marcam presença entidades de vários cantos do Estado, incluindo cidades como Passo Fundo, Erechim, São Gabriel e Osório, além dos municípios dos vales do Caí, Paranhana e Sinos, além da Serra.
Um dos diferenciais do Sarau é que os dançarinos podem se apresentar somente se tiverem um conjunto de músicos tocando. Conforme a presidente do Sarau, Karen Ferreira, a regra do festival é um reconhecimento ao trabalho e à importância dos músicos.
Leia também: EXPOINTER: Show de Luísa Sonza está entre as atrações deste sábado na feira; confira os destaques
Ela explica que o rodeio campo-bonense é uma prévia do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), evento estadual que reúne os melhores grupos culturais gaúchos, apontado como o maior festival de arte amadora da América Latina.
As entidades que faturaram a categoria adulta no Sarau do M’Bororé em 2023, 2022, 2019 e 2018 foram as mesmas que se sagraram vencedoras do Enart, considerado o Oscar da dança gaúcha. Para quem quiser prestigiar o espetáculo das invernadas adultas, nas categorias força A e B, os grupos se apresentam no tablado amanhã (25), a partir das 8 horas.
Veja também: ONDA DE FRIO: Neve ou chuva? Entenda como será o sábado no RS
Karen explica que, inicialmente, o sarau seria realizado em junho, mas foi transferido para agosto por causa das enchentes.
Ontem (23) oito grupos da categoria veterana participaram e, neste sábado, é a vez das invernadas mirim e juvenil. Durante a manhã, Maria Eduarda Klimiki, Ravi Rios, e Anita Nunes, ambos de 10 anos, esbanjaram simpatia no xote de duas damas, representado o CTG Tiarayú de Porto Alegre.
Depois foi a vez do CTG Pousada do Imigrante, de Nova Bassano, que na coreografia de entrada tiveram uma música sobre o brinquedo João Bobo. Inclusive, cada dançarino tinha um João Bobo personalizado para a performance.
Já estudante Israel Sxomit, 11 anos, que participa pela primeira vez no sarau, esperava a sua vez de dançar pelo CTG Os Gaudérios, de Cachoeira do Sul.
O ingresso individual custa 10 reais. Neste sábado, às 19h30, tem abertura oficial do Sarau e entrega da premiação da categoria mirim. O CTG fica na Rua Professora Liane da Rosa, 15.
LEIA TAMBÉM