ASSISTÊNCIA SOCIAL

Campo Bom inaugura novo espaço para atendimento às famílias

Investimento é para beneficiar público atendido por Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Criança Feliz e Cadastro Único

Publicado em: 02/11/2023 05:00
Última atualização: 02/11/2023 09:53

Campo Bom inaugurou oficialmente na quarta-feira (1º) o novo espaço para atendimento dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz e do Cadastro Único. A solenidade, que contou com discursos de autoridades, desenlace da fita e apresentação da Banda Municipal, foi prestigiada pelas famílias atendidas pelos programas, funcionários das pastas de Saúde, Educação, Assistência Social, vereadores, entre outros.


Orsi (à direita) defende que a localização é importante para facilitar o acesso das pessoas Foto: Susi Mello/GES-Especial

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, antes de seu discurso oficial, frisou que o investimento representa uma reestruturação dos espaços para dar mais qualidade no atendimento. "É importante poder olhar para as pessoas que, às vezes têm mais dificuldades, precisam do nosso atendimento. Esse espaço vem a qualificar ainda mais isso", sublinha.

Orsi destacou que a localização central, na Rua Doze de Outubro, 107, é importante, ainda mais por ser próximo aos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o que facilita o deslocamento das pessoas.

O secretário de Assistência Social e Habitação, Gabriel Fernando Colissi, explica que o atendimento ocorre das 8 às 17 horas de segunda a quinta e das 7h30 às 13h30 na sexta-feira. Os programas atendem crianças de zero a seis anos, para acompanhar o crescimento, a vacinação, a frequência escolar, a necessidade de exames, encaminhamentos para as áreas de saúde, educação e assistência social.

Roseli Baptista dos Santos, 33 anos, que está desempregada da indústria, e os filhos Valentina dos Santos Trindade, 1 ano e seis meses, e Arthur dos Santos Trindade, 6 anos, estiveram no momento do desenlace da fita. A mãe das crianças agradece muito o trabalho dos profissionais. "Eu fiquei desempregada na pandemia e tenho acompanhamento dos programas. Quando fico apertada (financeiramente), até fraldas eles conseguem fornecer, além de leite e até cestas básicas. Eles não deixam faltar nada", arremata.

O novo espaço

O prédio, onde está também a Secretaria Municipal de Educação, é alugado pela prefeitura de Campo Bom. O espaço que abriga os programas passou por uma reforma de 433 metros quadrados durante seis meses.

No térreo está o Cadastro Único. Além do espaço ampliado para atendimento ao público, há uma sala para atendimento individual, quando há necessidade de privacidade. A recepção também está separada para assegurar sigilo e respeito nos atendimentos. Ainda no térreo há uma sala para trabalho da equipe e outro espaço para guardar materiais do município.

No andar superior há salas de atendimento do PIM e Criança Feliz. Embora o trabalho prioritário dos programas seja a realização de visitas domiciliares para acompanhamento da situação das crianças e famílias, agora há duas salas para trabalho de grupo, três salas para atendimentos psicológicos das famílias, uma sala de equipe e outra para materiais de trabalho psicopedagógicos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas