CALOR INTENSO
Campo Bom é a cidade mais quente do Brasil nesta segunda-feira
Cidade registrou máxima de 40.3°C. Última vez que os termômetros do município superaram essa temperatura foi em 2 janeiro de 2022
Última atualização: 24/01/2024 15:11
Os 40.3°C registrados em Campo Bom elegeram a cidade gaúcha como a mais quente do Brasil na tarde desta segunda-feira (13), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A última vez que os termômetros de Campo Bom superaram essa temperatura foi em 2 janeiro de 2022, quando fez 41.1°C, de acordo com a MetSul Meteorologia. Às 18h30 desta segunda-feira, a máxima já havia baixado para 36°C.
Os termômetros indicaram ainda 39,7ºC em Parobé, 38,9ºC em São Leopoldo e 38,8ºC em Gravataí. Em Canoas, estações da MetSul apontaram 38,4ºC no bairro Estância Velha e 39,1ºC no Fátima. Ainda conforme a MetSul, dentre os locais monitorados pelo Inmet, o município só perde para Exmouth, na Austrália, onde fez 46°C.
Estações de aeroportos e particulares não são consideradas pelo Inmet. Em Pelotas, por exemplo, a estação do aeroporto registrou 42°C, e a de Bagé, 41°C.
Conforme o gerente de produção Augustino Schnorr, 64 anos, a semana iniciou com calor acentuado. “Eu estou acostumado, ainda mais que trabalho em fábrica que é bem mais quente. O que eu faço para aguentar o calor é beber muita água e procurar uma sombra quando dá”, conta Schnorr.
A professora Miralda Maria Scherer, 57, disse que o calor estava insuportável. “As aulas começam amanhã e ainda bem que temos ar-condicionado nas turmas, senão não teria como trabalhar” frisa Miralda, que ficou surpresa ao saber que Campo Bom foi a cidade mais quente do País nesta segunda. “Não sabia disso, mas também não me surpreende”, declara.
Umidade do ar em nível de emergência
Conforme levantamento da MetSul, que analisou dados do Inmet, Campo Bom registrou, entre as 14 e as 15 horas de domingo (12), apenas 11% de umidade relativa do ar. O índice, segundo especialistas, é considerado 'cota de emergência'.