O campeonato de cubo mágico, nesta edição denominado Morro Reuter em Colônia, movimenta a Cidade das Lavandas no final de semana em clima de férias de verão.
Com 58 inscritos até sábado pela manhã, mas com a possibilidade de chegar aos 70 até domingo quando encerra, o brinquedo reuniu participantes do Estado, de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e da Alemanha. No sábado, o campeonato vai até às 19h30, e, no domingo, das 8h30 às 18 horas.
A escolha do local, Arena Zimer, na Rua Travessão, 60, Centro, foi estratégica. “É o local de jogos e eventos durante o verão. A ideia de uma Colônia de Férias precisava trazer essa versão de verão e a Arena Zimmer trouxe esse encontro de areia e esportes para a cidade’, explica a organizadora do evento, Iara Werner Kolling.
Regulado pela associação mundial que licencia competições de cubo mágico no mundo (World Clube Associatio/WCA), o campeonato foi a oportunidade para iniciantes ficar frente a frente com feras que sabem tudo sobre o brinquedo que ficou famoso nos anos 80.
Há competidores como Maria Clara, de Santos, São Paulo, a Maria Cubista, a cubista de Salvador/Bahia e youtuber, Suzane Coelho, e um dos maiores medalhistas do cubo mágico do Rio Grande do Sul, Diego Meneghetti. Morador de Montenegro, o estudante Pedro Mostardeiro Araújo, anos, por exemplo, aproveitou para conhecer de perto quem admira.
“Sempre existe essa necessidade de ter acesso a quem são os ídolos, às pessoas que estão com mais medalhas, como que eles chegam a isso. Os iniciantes têm curiosidades e, por isso, essa interatividade acontece de uma forma natural entre os cubistas. Mesmo não se conhecendo, um chega perto do outro, se aproxima, conversa, troca ideias, soluções e dúvidas. É muito interessante ver esse mundo do cubo mágico”, acrescenta Iara.
LEIA TAMBÉM