INSPIRAÇÃO
Campeão olímpico faz palestra para estudantes em São Leopoldo
Gustavo Endres falou com estudantes na abertura dos Jogos Escolares
Última atualização: 10/04/2024 07:46
Medalhista olímpico pela Seleção Brasileira de vôlei, o gaúcho Gustavo Endres palestrou nesta terça-feira (9) para alunos de 12 escolas municipais e estaduais de São Leopoldo. A vinda de Endres à cidade foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sesc e marcou a abertura dos Jogos Escolares Municipais (JEM) e Parajem de São Leopoldo. Segundo o responsável pela organização dos jogos, Ederson Santos, abertura do evento tradicionalmente ocorre em dois momentos.
"Sempre inicia com uma palestra, trazendo um atleta de destaque, para contar sua história aos estudantes, onde eles terão a oportunidade de fazer perguntas e fotos." O segundo momento de abertura dos jogos escolares, segundo ele, será no dia 8 de maio, quando ocorrerá o desfile das escolas participantes, na pista de atletismo da Unisinos. Neste ano, o desfile é alusivo aos Jogos Olímpicos de Paris. Ao longo do dia será realizada a competição de atletismo.
De acordo com a assessora esportiva da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Morais, os jogos ocorrerão até o final de novembro, com uma modalidade esportiva diferente sendo disputada a cada mês. “Teremos esportes coletivos e atividades não competitivas, que chamamos de festival, onde os estudantes participam, ganham medalhas de participação, mas não tem premiação de primeiro ao quarto lugar”, explica.
Vanessa frisa, ainda, a importância do contato dos estudantes com atletas consagrados no incentivo à pratica de esportes. “A gente visa não só eles sonharem que o esporte é transformador, e um dia almejarem uma carreira de atleta. Mas enquanto ser humano, para que eles possam ver o quanto é possível, através do esporte, a gente poder ter contato com outras pessoas, se desenvolver corporalmente e dentro de outras profissões, porque o esporte e disciplina. E eles adoram esta integração”, destaca Vanessa.
Um currículo multicampeão
Endres começou a jogar vôlei na rua e na escola, em Passo Fundo. Em 1993, foi aprovado na peneira do Banespa e em 1994 foi chamado para a seleção juvenil. Recebeu a primeira chance na seleção principal em 1997. Integrou o time que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Atenas em 2004 e a prata em Pequim 2008, quando foi eleito o melhor bloqueador do campeonato. Em 2015, anunciou sua aposentadoria das quadras e passou a se dedicar a projetos sociais.