Cartinhas escritas a mão, com pedidos para o Papai Noel. O Natal se aproxima e crianças entregando papéis para aqueles que se vestem como Bom Velhinho ou ainda deixando um envelope em uma caixa de correio se tornam mais comuns.
Para muitos, que convivem em situações de vulnerabilidade social, a esperança é que o trenó passe por sua rua e sua casa e deixe uma lembrança.
Mas se engana quem pensa que Papai Noel vive apenas no Polo Norte. Na verdade, muitos se transformam e usam da bondade da figura natalina, para ajudar e realizar sonhos.
Em Gramado e Canela, pode-se afirmar que o Natal de 2023 deve ser marcado por solidariedade. Várias são as ações sociais organizadas por pessoas da comunidade, entidades e empresas. Enquanto que algumas farão eventos comemorativos, como festas de final de ano, outras irão entregar os presentes tão desejados pelas crianças e adolescentes.
Direto da Casa
Junto à Central de Informações Turísticas de Canela, o Papai Noel pode ser encontrado em sua casa diariamente. Todas as tardes, recebe famílias e casais e escuta os pedidos. Também, recebe as cartinhas, que podem ser entregues até dia 15 de dezembro.
Conforme a Secretaria de Turismo e Cultura, são cerca de 200 que esperam ser apadrinhadas. A intenção é que os presentes comecem a ser entregues no dia 18. Há duas formas de ajudar: a primeira, retirando uma carta e levando o presente diretamente ao remetente ou a segunda, deixando o pedido na Casa do Papai Noel, onde a equipe do Turismo fará a entrega.
Como forma de auxiliar e aumentar o número de presentes, os espetáculos que ocorrem na Praça João Corrêa, no Multipalco, tem troca de ingressos nas cadeiras por um brinquedo novo. “Acontecia muito de chegarmos numa casa e ter mais de uma criança, então esses brinquedos ajudam a todos receberem presentes”, comenta a equipe da Central de Informações.
“Adotaria todas”
Há 11 anos, Alexandre Barcelos mora em Canela. Hoje, é o Bom Velhinho que recebe os visitantes na área central. “Eu gosto muito, a primeira vez que fiz o Papai Noel eu tinha 26 anos, era 1984, no Centro de Porto Alegre e com uma barba feita de pelego”, relembra.
“Faço isso com prazer, não faço por dinheiro. Gosto de ver o sorriso e brincar com as crianças. Eu perdi minha esposa na Covid e me divirto muito com elas. E se eu pudesse, adotava todas as cartinhas, não deixava ninguém sem presente. Porque tem algumas que quando lemos, a gente engasga”, pontua.
Entre os pedidos mais solicitados, estão materiais escolares, alimentos e caixas de bombom.
Natal do Bem
Os voluntários do Natal do Bem nesta edição farão kits com produtos para o final de ano, que serão doados para as famílias em situação de vulnerabilidade social, tanto de Gramado, quanto de Canela.
Entre os itens que podem ser doados, estão chocotones e panetones, bolos prontos ou tipo inglês, biscoitos e bolachas de Natal, frutas em calda e enlatados, refrigerantes e sucos, lentilha, caixas de bombom e outros doces.
Também podem ser feitas doações em dinheiro, através do Pix, para compra dos itens. Para ter acesso à chave e mais informações, pode-se entrar em contato com a Cassi Augsten, no telefone (54) 9 9603-5493.
Natal da Criança
O Natal da Criança em Canela deve beneficiar 2 mil jovens. Na 13ª edição, aceita doações até o dia 20, de doces, refrigerantes e brinquedos, que serão distribuídos na véspera de Natal, nos bairros Canelinha, São Rafael, São Lucas, São Luiz, Bom Jesus, entre outros. A entrega contará com a presença do Papai Noel. Os interessados podem entrar em contato no WhatsApp, pelo (54) 9 9907-8631 ou (54) 9 8126-3554.
O Bazar Casa da Dinda, Lojas Quero-Quero (localizadas nas ruas Júlio de Castilhos e João Pessoa), Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), Prefeitura de Canela, Lojas Benoit e Lojas Colombo são pontos de coleta para brinquedos.
Já a festa da campanha ocorrerá no dia 15 de dezembro, na Escola João Alfredo Corrêa Pinto, exclusivamente aos alunos.
LEIA TAMBÉM
O projeto é idealizado por Davenir Melo e tem parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e Associação Leodoro de Azevedo.
Bombeiros
Os Corpos de Bombeiros da região estão com campanhas de Natal. Em Gramado, o quartel arrecada brinquedos. Os produtos podem ser deixados na corporação, localizada na área central, ao lado do supermercado Rissul, até 23 de dezembro.
Já em Canela, a equipe aceita doações de caixas de bombons, até o dia 11 de dezembro. As guloseimas serão entregues às famílias em vulnerabilidade em diversos bairros. Os chocolates podem ser deixados junto à sede da guarnição, que fica localizada próximo ao Parque do Lago.
20ª edição da Deport
A Deport Contabilidade realiza a 20ª edição do seu Natal Solidário. A campanha quer destinar presentes para as crianças da zona rural de Canela. Quem quiser ajudar, pode doar material escolar, livros infantis, brinquedos, alimentos e doces.
Os produtos podem ser entregues até dia 14, diretamente na Deport (Praça João Corrêa, 65). Quem não puder, pode entrar em contato pelo telefone (54) 3278-6000, que uma equipe buscará. Doações em dinheiro podem ser feitas pelo Pix campanhadenatal@deport.com.br.
Natal Solidário
O Sindtur Serra Gaúcha, entidade que representa a rede hoteleira, gastronômica e parques na Região das Hortênsias, lançou a oitava edição da campanha do “Natal Solidário”. Este ano conta com o tema A magia de fazer o bem e pretende contemplar mais de 1,2 mil crianças com doces, brinquedos e lanches da tarde nos dias 11, 13 e 14, nas escolas de Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis.
As doações por criança podem ser feitas a partir de R$ 20, na chave pix especial para a ação CNPJ 90.615.337/0001-04
“Além de presentear e fazer com que a magia do Natal aconteça, proporcionaremos às crianças uma pequena confraternização recheada de bons momentos”, reitera a gerente executiva da entidade, Lisa Gottschalk.
Darte e Secretaria de Esporte de Gramado
O Natal Solidário da Darte Entretenimento tem o apoio da Brocker e arrecada brinquedos novos até o dia 20 de dezembro para presentear crianças da comunidade canelense.
Para deixar a entrega dos presentes ainda mais especial, artistas do elenco da Darte farão a entrega com intervenções artísticas. As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, diretamente no escritório da Darte na Rua Willy Dietmann, número 31, em Canela.
A Secretaria de Esporte de Gramado também arrecada brinquedos novos, no Ginásio Perinão. As entregas podem ser feitas até sexta-feira, dia 15.