MEIO AMBIENTE
Campanha quer conscientizar a comunidade sobre o uso racional da água
Ação Me Poupe!, lançada pelo Grupo Sinos e com apresentação do Semae, compartilha dicas para evitar os perigos do racionamento
Última atualização: 22/01/2024 15:33
Com o calor e a falta de chuva na região, a preocupação com as fontes de água, como o Rio do Sinos, só aumenta. E esse, aliás, é um problema de conhecimento de todos - população, governos e empresas -, mas que nem sempre é lembrado na hora de consumir água. Você sabia que, segundo levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada?
Motivado por este cenário, o Grupo Sinos está lançando uma nova edição da Me Poupe!, campanha de conscientização sobre o uso racional de água. Com apresentação do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), o projeto tem como foco a divulgação de dicas para evitar o desperdício e outras informações relevantes sobre o tema. O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, comenta que a educação é a base para o uso correto da água, por isso a autarquia tem investido em campanhas de conscientização. "Estamos prevendo que os meses de fevereiro e março serão de pouca chuva. Por causa disso, precisamos do apoio da comunidade para economizar", destaca. Hoje, explica Freitas, a régua de captação do Semae, no Rio dos Sinos, indica um nível de 1,40 metro, sendo que o ideal é acima dos 2 metros. "Se chegar a menos de 1 metro (60 centímetros é o mínimo), será ligado o sinal de alerta para um futuro racionamento ou um decreto de proibição do uso da água para determinados fins, como lavar a calçada."
Todo o conteúdo da campanha Me Poupe! será compartilhado nos diferentes canais impressos e digitais do Grupo Sinos e na rádio ABC 103.3 FM.
Dicas para economizar água
- No banho, procure se ensaboar com o chuveiro desligado. A economia pode chegar até 60 litros.
- Ao lavar a louça, limpe os pratos usando papel, molhe e ensaboe. Somente após isso, abra a torneira para enxaguar.
- Para o vaso sanitário, dê preferência à caixa acoplada e válvula dupla. É mais econômico.
- Use mangueira de com esguicho para regar o jardim.
- Limpe a calçada com a vassoura para não acumular sujeira.
- Lave o carro com o balde e não com a mangueira. A economia, em 30 minutos, pode atingir 520 litros.
- Tenha um reservatório em casa. Uma opção é uma cisterna para aproveitar a água da chuva.
- Identifique se há vazamento em casa: desligue tudo que consome água e verifique se o ponteiro do relógio (hidrômetro) continua girando.
Fonte: Semae e pesquisa Grupo Sinos