O ônibus do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) foi até Dois Irmãos neste sábado (27) para incentivar a população a doar sangue. A ação faz parte da campanha do Grupo de Doadores da cidade e busca adequar o estoque do instituto, que segue muito baixo para todos os tipos, principalmente O positivo e O negativo.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Na ação de hoje, 80 bolsas de sangue foram arrecadadas pela unidade móvel do Hemorgs, que ficou estacionada na Praça do Imigrante de 8h até as 11 horas. Cada bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.
Captação de doadores
Para a enfermeira do setor de captação de doadores do instituto, Ana Lucia Dagord, além de deixar o estoque adequado, a campanha é oportunidade de aproximar novos voluntários de apoio a causa. “Trabalhar essa conscientização na população para doação de sangue é uma grande vitória. As pessoas não costumam doar sangue, ou só lembram que podem doar quando um familiar ou amigo precisa. Essa campanha está trazendo esses novos doadores para o Hemorgs, ela está trabalhando o desenvolvimento da empatia desse doador para com o outro”, pontuou.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. Também é preciso levar um documento com foto. A empresária Marli Tormes Deimling, 41, preenche os requisitos. Membro do Grupo de Doadores de Sangue de Dois Irmãos sempre que pode, acompanha os voluntários que todos os sábados se deslocam para doar ao hemocentro e hospitais que realizam a coleta na região. Atualmente o grupo conta com 900 voluntários, 80 % deles dois-irmonense. “Nem sei quem estou ajudando, mas só a satisfação de ajudar já causa uma realização muito boa”, garante Marli, doadora há mais de dez anos.
A manicure Júlia Backes, 20, acordou cedinho para fazer sua segunda doação. Mas, para ela isso não é nada comparado ao quanto a atitude pode vir fazer a diferença na vida de quem necessita da doação para sobreviver. “Precisamos ter em mente que muitas pessoas precisam. E essa foi a minha motivação, ter a consciência que outra pessoa pode estar precisando desse sangue que doei hoje”.
O que é preciso para poder doar sangue?
– Sentir-se bem, com saúde;
– Apresentar documento com foto;
– Pesar acima de 50 kg;
– Ter entre 16 e 67 anos;
Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 a 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação.
Quais as recomendações para o dia da doação de sangue?
– Não estar em jejum;
– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
– Evitar fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos;
Quem não pode doar sangue?
– Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
– Pessoas contaminadas com doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas;
O que devo fazer depois da doação de sangue?
– Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente;
– Não fumar nas primeiras 2 horas;
– Não praticar esportes radicais ou atividades de risco nas próximas horas.
LEIA TAMBÉM