Foi de olho no volume de 8 milhões de pessoas que anualmente visita Gramado e no fluxo diário de 15 mil veículos na RS-115 que a prefeitura de Igrejinha decidiu investir no melhor acesso à localidade da Serra Grande.
A região, repleta de belezas naturais e já conhecida como caminho das nuvens, agora conta com asfalto na Estrada Edgar Willy Woff.
Trecho inaugurado com festa da comunidade
Em 2018, o município havia realizado a pavimentação do primeiro trecho, somando seis quilômetros. A segunda etapa, com cinco quilômetros, foi finalizada nesta semana e inaugurada neste sábado (13) com uma festa que mobilizou a comunidade local.
Enquanto as autoridades discursavam, os moradores serviram batatas fritas, um dos principais produtos agrícolas de Serra Grande, ao público presente. A localidade conta com cerca de 300 moradores, número que cresce aos fins de semana por conta dos sítios da região.
Segundo o prefeito Leandro Horlle, o objetivo da prefeitura é colocar Igrejinha na rota dos turistas que procuram por Gramado, um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil. De acordo com o chefe do executivo, o monitoramento da câmera do cercamento eletrônico apontou que 1,5 mil veículos passam pela estrada da Serra Grande diariamente, um número que demonstra o potencial da região.
Conforme Horlle, a obra somou R$ 18 milhões, entre verbas do Estado, financiamento e recursos próprios da cidade. “Não foi um investimento só em pavimentação, mas para toda a cidade, pois aqui temos um novo corredor turístico”, salientou. Isso porque a estrada, com início em Igrejinha, passa por Três Coroas, que pavimentou 4,5 quilômetros, e chega até Gramado, responsável por asfaltar os 600 metros finais.
Participaram do evento o deputado estadual Joel Wilhelm, o vice-prefeito Joãozinho Lopes, o presidente da Câmara de Vereadores, Dirceu Lindem Júnior, e Elizer Lima, representando o prefeito de Gramado Nestor Tissot, além de outras autoridades.
Atualmente, a região já conta com três estabelecimentos de hospedaria em funcionamento, além de outro em construção, dois restaurantes, um parque e um paradouro em construção. Também existem diversos imóveis para locação por meio de aplicativos de acomodação, o que movimenta a procura por Serra Grande.
Dentre as pessoas lembradas na mobilização pelo asfalto na comunidade, esteve o comerciante Arlindo Hanel, proprietário do Bar do Arlindo, falecido em 2015. O local é tradicional local de encontro dos moradores e, foi diante do ponto comercial, que a placa de inauguração da obra foi instalada.
LEIA TAMBÉM