NOVA SANTA RITA

Câmara repudia atitude de vereador do RS que agrediu cinegrafista e promete 'averiguar' caso

Presidente da Casa Legislativa manifestou-se por meio de nota nesta quarta-feira (4)

Publicado em: 04/01/2023 13:18
Última atualização: 11/01/2024 12:29

O presidente da Câmara Municipal  de Nova Santa Rita, Rodrigo de Oliveira Aveiro (PT), emitiu uma nota nesta quarta-feira (4) em que diz repudiar a atitude do vereador Eliel Antônio Alves da Silva (PRTB), flagrado agredindo um cinegrafista de uma equipe de TV de Porto Alegre, enquanto o profissional trabalhava.

"A Casa Legislativa repudia qualquer tipo de agressão, física ou moral, que fere a liberdade de impresa", diz trecho do texto. Na mesma nota, o presidente promete ainda averiguar "procedimentos específicos em relação ao caso concreto". Questionada, a Câmara não deu mais detalhes sobre como se dará essa apuração.

Agressão aconteceu na tarde desta terça-feira próximo ao Comando Militar Sul Foto: Reprodução/RDC TV
A agressão aconteceu na tarde de terça-feira (3), enquanto o trabalhador fazia a cobertura da desobstrução das vias ocupadas por manifestantes bolsonaristas ao lado do Comando Militar do Sul, no centro da capital gaúcha.

Um vídeo divulgado pela emissora RDC TV nas redes sociais mostra o momento em que o vereador de Nova Santa Rita agride o cinegrafista Jocemar Silva. Nas imagens, o profissional aparece sentado na traseira do veículo da empresa, cercado de pessoas que protestavam contra o resultado das eleições presidenciais de outubro do ano passado. 

O grupo questionava a equipe de reportagem sobre ter autorização para gravar as imagens. O profissional tentou explicar que não precisava de liberação para realizar trabalho jornalístico em via pública, quando o vereador o agrediu. (Veja abaixo).

A Brigada Militar foi acionada e acompanhou os jornalistas até a 1ª Delegacia de Polícia da cidade, onde as imagens foram apresentadas, e a ocorrência, registrada. Em nota, a RDC TV disse que "lamenta profundamente que ataques à imprensa sigam acontecendo" e que "a tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia".

Procurado, o parlamentar limitou-se a dizer: "já falei com a RDC para me retratar". A reportagem também tenta contato com o PRTB.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas