PROCESSO
Câmara de Nova Santa Rita rejeita arquivar processo contra vereador que agrediu equipe de reportagem na capital
Parlamentares mantiveram pedido de cassação de Eliel Antônio da Silva (PRTB) após ele desferir um soco no cinegrafista Jocemar Silva
Última atualização: 02/02/2024 13:53
A Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita rejeitou na quarta-feira (15), por cinco votos a quatro, o pedido de arquivamento da denúncia por quebra de decoro – por agressão – do vereador Eliel Antônio da Silva (PRTB). Em janeiro deste ano, uma equipe de reportagem da RDC TV foi abordada por bolsonaristas que estavam acampados próximos ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. Nas imagens, é possível ver o parlamentar desferindo um soco contra o cinegrafista Jocemar Silva.
O pedido de arquivamento havia sido feito pelo vereador Odegar Mendes Raymundo (PRTB).
Com a rejeição, o processo de cassação de mandato segue em andamento na comissão formada para investigar e julgar a conduta do vereador Eliel. Fazem parte da comissão os parlamentares Jocelino Rodrigues (presidente), Odegar Mendes Raymundo (relator) e Ieda Maria Bilhalva.
Durante a sessão ordinária, os vereadores fizeram manifestações de defesa e contrárias. Votaram contra o arquivamento: Paulinho da Ambulância, Andréia Margarete, Débora de Oliveira, Leonardo Vieira e Ieda Bilhalva. Votaram a favor do arquivamento: Jocelino Rodrigues, Odegar Mendes Raymundo, Silvio Almeida e o vereador Eliel.
"Como relator da comissão posso dizer que só quem pode julgar um crime é a Justiça, essa é a leitura que faço sobre o assunto. No meu entendimento, não posso fazer juízo de valor, mesmo tendo as minhas percepções. É preciso seguir as regras e dar a mesma condição para todos. Não podemos tirar o que a população escolheu", afirmou na sessão Odegar.