VALE DO SINOS
CALOR: Veja quanto choveu na região após dia com sensação térmica de 45 graus
Cidades como Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos registraram alagamentos
Última atualização: 16/12/2023 09:09
O calor escaldante que marcou esta sexta-feira (15) no Vale do Sinos se transformou em temporal no fim da tarde. Precedida por fortes rajadas de vento, a chuvarada pegou muita gente de surpresa na hora da volta para casa. Logo começaram os alagamentos, atrapalhando o trânsito.
Houve transtornos em cidades como Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos. Os bueiros não deram conta da chuva forte e houve acúmulo de água em diferentes pontos das cidades. Na BR-116 os pontos de alagamento se multiplicaram, tumultuando o trânsito no início da noite.
Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva torrencial atingiu acumulados de aproximadamente 50 milímetros em curto período. Em Campo Bom o acumulado foi de 75 milímetros até as 21 horas desta sexta-feira. Em Parobé choveu 53 milímetros e, em Novo Hamburgo, 51. Em Bom Princípio o acumulado chegou a 77 milímetros.
Já em Sapiranga, conforme a Defesa Civil, das 19 horas às 22h45, choveu 119,6 milímetros. Segundo o coordenador do órgão, Sírio Baum, foi a cidade do Vale do Sinos que mais choveu. "Sapiranga ficou abaixo d'água durante à noite", disse.
Os números indicam que, choveu em pouco mais de duas horas pouco mais da metade da média para todo o mês de dezembro na região. No fim da tarde de quinta-feira (14) já havia chovido no fim da tarde, situação que pode se repetir no fim de semana.
De acordo com a MetSul, o temporal do fim de tarde/início de noite na região ocorreu depois de uma tarde excessivamente quente na região, com máximas de 39,3 graus em Parobé e 39 graus em Campo Bom. "A sensação térmica por efeito da umidade chegou a passar de 45 graus em Campo Bom", informa a MetSul.