As temperaturas nesta semana vão subir de forma brusca no Sul do Brasil. “No Centro-Norte do território gaúcho, incluindo a Grande Porto Alegre, teremos uma semana inteira escaldante, desconfortável e que, olha, há tempos a gente não registrava tantos dias seguidos de uma condição sem chuva, em grande parte do Rio Grande do Sul, e com essa temperatura mais alta”, avalia a meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Conforme a especialista, as marcas vão aumentar com o passar dos dias até a sexta-feira (15), quando a temperatura dispara e, com perspectiva de ar muito quente, o calor será intenso durante todo o dia. “A sexta-feira será um dia de grande desconforto, de muito abafamento em todo o Sul do Brasil”, disse ela em vídeo.
Desta forma, tirando as regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul — que são mais próximas da fronteira com o Uruguai, onde de quarta (13) para quinta-feira (14) poderá haver tempestades —, até a sexta não deve chover no Estado. Mas, com a disparada dos termômetros no final da semana, a instabilidade pode aparecer.
- CALOR: Massa de ar muito quente já tem data para chegar ao RS em dezembro; saiba quando e como fica o tempo
- PREVISÃO DO TEMPO: Após domingo de sol e chuva, o que esperar desta segunda-feira?
“Claro que isso pode terminar em tempestade, em instabilidade, ainda que localizada, mas que pode ter intensidade preocupante”, ressalta Estael sobre a situação climática no RS na sexta-feira.
De qualquer modo, a chuva não é o destaque desta semana, e sim o calor que vai dominar o sul brasileiro. Ele vem associado a uma corrente de vento norte e noroeste, que, por sua vez, vai arrastando esse ar aquecido. “Então, com vento norte e noroeste, não tem jeito: a temperatura sobe mesmo, faz calor e traz desconforto”, afirma.
Previsão do tempo para a semana
Nesta segunda-feira (11), ainda com certa instabilidade em regiões dos estados do Sul, o volume de chuvas será baixo volumes. Na maior parte do RS, o tempo é firme e tem ar quente, com temperaturas em volta dos 30°C.
Já na terça-feira (12), o ar quente recebe um reforço e a temperatura dá um salto: em grande parta do território gaúcho ela fica entre os 32°C e 34°C, enquanto algumas áreas de Santa Catarina e Paraná chegam a registrar 37°C.
Com previsão de chuva forte e tempestades no Uruguai e Norte da Argentina, parte desta instabilidade consegue avançar para a Zona Sul, Campanha e Oeste gaúcho na quarta-feira (13). No entanto, os volumes no Estado devem ser baixos. “Em geral, o tempo firme predomina em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul”, explica Estael. As temperaturas, contudo, seguem altas, podendo chegar a até 36°C na região dos vales. “Com essas nuvens chegando, o tempo fica muito abafado.”
Na quinta-feira (14), a instabilidade aumenta em algumas regiões do Estado, com pancadas de chuva que podem provocar volumes de mais 50 milímetros. Na região metropolitana, na Serra e no Norte do RS, contudo, não deve chover. “Temperatura lá em cima, segue o ar quente em todo o Sul do Brasil. Grande Porto Alegre, os vales, com 32°C, 34°C, e Centro-Norte do Rio Grande do Sul também.” Já nos municípios mais ao Sul do Estado, a temperatura fica mais amena, em razão da instabilidade.
- CALOR: Semana terá temperaturas de até 40°C no Rio Grande do Sul; confira a previsão para os próximos dias
- ONDA DE CALOR: Entenda fenômeno que leva temperatura do RS ao extremo nos próximos dias
Mais nuvens e mais umidade são esperados para a sexta-feira. Na Serra Sudeste, Costa Doce e vales, os termômetros devem atingir os 38°C. “É muito calor. Isso no termômetro. Com a umidade que estará mais presente na sexta, a sensação passa fácil os 40°C”, destaca a profissional.
A previsão é que, no Vale do Sinos, a temperatura chegue a até 39°C nos termômetros nesta sexta-feira.
Veja vídeo da previsão:
LEIA TAMBÉM