Os fortes ventos e os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na noite desta sexta-feira (15) causaram estragos pelo território gaúcho. No Vale do Sinos, Novo Hamburgo, Ivoti e Estância Velha registraram alagamentos pelas cidades. Em outras regiões do Estado, houve queda de árvores, destelhamentos, quedas de postes e desabamento de estruturas.
Uma mulher morreu durante o vendaval que antecedeu a chuva em Augusto Pestana. Por volta das 16h30, o táxi em que Ivone Terezinha Witczak, de 57 anos, estava foi atingido por destroços de um galpão destruído com a força do vento.
Segundo a MetSul Meteorologia, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, a força do vento derrubou a estrutura da exposição “Van Gogh & Impressionistas”, localizada no Shopping Villagio. Um veículo de comunicação local informou que ao menos 12 pessoas teriam ficado feridas, mas sem gravidade.
O município teve, ainda, árvores caídas, trechos bloqueados e pontos alagados. Rajadas de vento a 80,3 quilômetros por hora foram registrados pela estação do aeroclube de Caxias do Sul.
Estragos também foram relatados em diversas cidades do Noroeste. Em Santa Rosa e Três de Maio árvores tombaram, inclusive sobre a pista da RS-342, entre Ijuí e Cruz Alta, e sobre a BR-285, em Panambi. Casas ficaram destelhadas em Santo Ângelo e São Pedro do Butiá.
Conforme a Defesa Civil de Estância Velha, o acumulado foi de 57mm de chuva em 30 minutos.
???? Defesa Civil de Estância Velha pic.twitter.com/9BmD7zhWYF
— Jornal NH (@jornalnh) December 15, 2023
Dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as rajadas de vento mais fortes foram observadas em Cruz Alta (93 quilômetros por hora), Palmeira das Missões (91 quilômetros por hora), Santa Rosa (78 quilômetros por hora), Rio Pardo (78 quilômetros por hora), Vacaria (75 quilômetros por hora), Uruguaiana (71 quilômetros por hora) e Teutônia (70 quilômetros por hora).
Chuva continua no fim de semana?
Ainda segundo a MetSul, o mau tempo deve continuar durante o fim de semana no Rio Grande do Sul. Há risco de temporais isolados e vendavais, que podem ser intensos e com potencial destrutivo.
“Com a temperatura extremamente alta prevista, áreas de instabilidade devem se formar tanto no sábado (16) quanto no domingo (17)”, alertam os especialistas.
LEIA TAMBÉM