VEM CHUVA

CALOR: Temporais que causaram destruição no Uruguai já avançam pelo RS; veja o que esperar para esta sexta-feira

MetSul alerta que risco de chuva forte e vendavais é alto por conta da atmosfera superaquecida

Publicado em: 15/12/2023 16:38
Última atualização: 15/12/2023 16:39

A tempestade que causou grandes estragos no Uruguai na manhã desta sexta-feira (15), vai chegar ao Rio Grande do Sul. No país vizinho, o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) chegou a emitir um alerta para a população sobre “tempestades fortes e muito fortes” com “rajadas de vento fortes e muito fortes, chuvas abundantes, ocasionalmente copiosas, queda de granizo e intensa atividade elétrica”.

Por lá, conforme o órgão, o cenário meteorológico deve permanecer desta forma até o domingo, e as temperaturas continuarão subindo.

Conforme a MetSul Meteorologia, essas fortes instabilidades que se formaram nas últimas horas sobre o Uruguai e também sobre parte da Argentina, já começaram a ingressar no território gaúcho a partir da fronteira.

No fim desta manhã, satélite meteorológico mostrava mais nebulosidade no Oeste e no Sul do RS, com nuvens muito carregadas avançando pelo território Foto: Reprodução/Inmet

Em Uruguaiana, a estação meteorológica registrou 20 milímetros de chuva em uma hora e uma queda de nove graus na temperatura. A situação se repetiu em Quaraí.

Mas a chuva deve atingir, até o fim desta sexta-feira, praticamente todo o Estado. As regiões que devem registrar mais instabilidade são Oeste, Centro e Sul.

No fim desta manhã, o satélite meteorológico GOES-16 registrou um aumento significativo de nebulosidade no Oeste e no Sul do Estado. As nuvens, muito carregadas, avançavam pelo território [veja imagem acima]

Os especialistas do site de meteorologia destacam que "com a atmosfera superaquecida, é alto o risco de chuva forte isolada e de temporais com probabilidade de vendavais". Ainda, informam que em alguns episódios destes ventos intensos podem ser registradas queda de árvores, destelhamentos, entre outros danos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para as tempestades que devem atingir o Rio Grande do Sul. Os avisos são válidos até as 21 horas desta sexta-feira.

Temperaturas altas

Segundo a MetSul, no fim desta manhã, os termômetros superavam a marca de 35°C em cidades da região metropolitana e estavam acima dos 34°C em Porto Alegre. No Vale do Paranhana, antes do meio-dia, as temperaturas ficaram entre os 36°C. Em Novo Hamburgo, um termômetro de rua apontava 39°C por volta das 10h30. Já em Canoas, outro equipamento registrava 41°C.

No início desta tarde, Campo Bom também marcava 39°C. Conforme o voluntário na Estação de Meteorologia da cidade, Nilson Wolff, a sensação térmica no município por volta das 14 horas chegava a 45,8°C.

Neste link, leia mais sobre a onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul, as consequências dela e como se cuidar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas