PREPARE-SE!
CALOR: Temperaturas acima de 40°C são esperadas nos próximos dias no Rio Grande do Sul; confira a previsão do tempo
Episódio de calor opressivo atingirá diversas regiões do Estado; saiba por quanto tempo e quais são as máximas esperadas
Última atualização: 14/12/2023 14:02
Desde o início deste ano, o Brasil já registrou ondas de calor com temperaturas de quase 45°C em algumas cidades. Até então, o Rio Grande do Sul não havia sido atingido pelo calor opressivo, mas isso vai mudar nos próximos dias. A previsão é de máximas acima de 40°C em diversas cidades entre a sexta-feira (15) e o domingo (17).
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A MetSul Meteorologia alerta que os próximos três dias serão de calor intenso, com marcas que atingirão níveis potencialmente recordes e históricos em alguns municípios gaúchos. Segundo a MetSul, o calor esperado é incomum na climatologia histórica mesmo no verão.
O Estado terá máximas semelhantes às registradas no Centro-Oeste na primavera deste ano. Conforme a MetSul, uma massa de ar excepcionalmente quente vai cobrir uma enorme área da América do Sul com calor excessivo na Argentina, Paraguai, Bolívia, e no Brasil. Além do Sul, haverá, calor extremo nas regiões Centro-Oeste e do Sudeste.
- CALOR: Estação Meteorológica de Campo Bom pode registrar temperatura mais alta dos últimos 38 anos
- CALOR: Horários para caminhadas, troca de água e protetor solar; confira os cuidados com pets em dias muito quentes
Em que regiões do Rio Grande do Sul são esperadas as temperaturas mais altas?
De acordo com a MetSul, o calor ganhará força nesta sexta-feira (15), quando há previsão de máximas entre 35°C e 40°C. Na sexta, o calorão só não deve atingir o Oeste e o Sul, regiões mais próximas do Uruguai onde há risco de chuva. Já as temperaturas mais altas, acima dos 40°C, serão registradas entre os vales, incluindo Sinos, Caí e Paranhana, e a Grande Porto Alegre.
O sábado (16) será um dia escaldante em quase todo o território gaúcho com máximas acima dos 35°C novamente. Pode fazer até 42°C no Noroeste, no Centro do RS, nos vales e na capital.
O dia mais quente será o domingo (17), quando a MetSul prevê máximas que podem quebrar recordes. À tarde, há chance de calor de 40°C em cidades da Serra gaúcha, mesmo em cidades com altitudes acima de 700 metros. A MetSul destaca que há possibilidade de máximas de até 44°C, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre.
Na segunda-feira, o calorão dará lugar à chuva devido a aproximação de uma frente fria.