PREVISÃO DO TEMPO
CALOR: Massa de ar muito quente já tem data para chegar ao RS em dezembro; saiba quando e como fica o tempo
Temperaturas muito acima da média histórica para o mês também devem ser registradas em outros estados brasileiros, prevê a MetSul Meteorologia
Última atualização: 10/12/2023 16:22
O calor intenso já tem data para chegar ao Centro-Sul do Brasil neste mês. Diferente do único dia de altas temperaturas registrado no Rio Grande do Sul neste dezembro, que foi de pouca abrangência, o tempo deve mudar de forma mais brusca e será mais amplo, atingindo outros estados do País.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Conforme a MetSul Meteorologia, a massa de ar quente que chega trará "marcas muito acima da média histórica de dezembro" e vai alcançar cidades do Sul, do Centro-Oeste e também parte do Sudeste brasileiro. No entanto, será na região Sul, especialmente no território gaúcho, que devem ocorrer os "maiores desvios da climatologia histórica", conforme explicam os especialistas.
O ingresso desse ar muito quente é esperado para a segunda metade do mês, quando os termômetros devem ficar ao redor e até mesmo acima dos 40°C.
No RS, já haverá elevação das temperaturas na próxima sexta-feira (15). Com isso, o fim de semana no Estado deve ser muito quente, com tardes escaldantes e mesmo as noites com calor excessivo. "Muitas cidades gaúchas podem registrar no final da semana e durante o próximo fim de semana máximas entre 35°C e 40°C, não se descartando registros localizados ao redor ou acima de 40°C", diz o portal de meteorologia.
Nas regiões da Grande Porto Alegre e dos vales, os registros devem ficar entre 37°C e 39°C, mas alguns municípios devem ter marcas superiores. Na Serra gaúcha, a temperatura deve atingir ou passar os 35°C.
"Será uma incursão de ar muito quente atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana", diz a MetSul.
Outros estados
Mesmo fora do habitual para essa época do ano, por conta da maior ocorrência de chuvas, o Centro-Oeste vai ter dias muito quentes neste mês. Em especial o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul vão ter marcas muita altas, na casa dos 40°C, que são mais comuns de serem registradas nestas localidades durante a primavera.
O mesmo acontece no interior de São Paulo. A chuva costuma amenizar o calor da região nesta época do ano, mas desta vez as cidades da área não devem escapar do calorão.