COMUNIDADE

Calor intenso exige cuidados redobrados de quem precisa se expor ao sol

Quem se expõe diariamente precisa se hidratar bem e proteger a pele

Publicado em: 07/02/2024 08:14
Última atualização: 07/02/2024 08:18

Com a volta do calorão e o alerta da MetSul de que as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC nesta semana, volta também a necessidade de cuidados intensivos com a saúde. Para quem trabalha diariamente exposto ao sol, a prevenção é ainda mais importante.

Jorge Cristiano não abre mão do óculos de sol e do boné Foto: Amanda Krohn/Especial

É o caso do vendedor ambulante de frutas Jorge Cristiano da Costa, de 31 anos, que trabalha nesta área há mais de dez. "Nunca cheguei a passar mal, mas já vi vários colegas que sim e pedestres também", conta. "A gente se sente mal, não fica tão bem disposto a trabalhar com o calor intenso", continua. Para driblar as altas temperaturas, Jorge Cristiano investe no uso de protetor solar, boné para cobrir a cabeça e óculos de sol para proteger os olhos. "Além disso, também tomo bastante água o dia inteiro", completa.

Em relação às frutas, o vendedor também toma medidas para que a exposição solar não prejudique a qualidade dos alimentos - o que poderia causar problemas de saúde a quem consumi-los. "Como as frutas são muito sensíveis ao calor, a gente sempre procura trabalhar no lado contrário ao sol, para manter sempre as frutas frescas", explica.

O profissional acrescenta ainda que o estoque é renovado diariamente e que jamais são vendidos produtos do dia anterior. "Para isso, sempre fazemos uma promoção no final do dia para limpar o estoque e vender frutas novas no dia seguinte", conclui.

Rotina na obra

O pedreiro de acabamento Douglas Pereira, de 24 anos, também já está acostumado a lidar com a oscilação climática em seu cotidiano de trabalho. Com uma experiência de seis anos no ramo da construção civil, ele havia levado um ano para se acostumar com as mudanças, muitas vezes bruscas, de temperatura.

"Com o tempo a gente se acostuma, só no começo é ruim", disse. Assim como Jorge, Douglas nunca sofreu com problemas de saúde mais graves, como insolações, desidratação ou problemas cardíacos, mas já se deparou com colegas que sim. Para se proteger de maiores transtornos, ele utiliza o Equipamento de Proteção Individual (EPI) fornecido pela empresa, além de passar protetor solar e beber bastante água. Para ele, os dias de calor mais intenso aconteceram entre novembro e janeiro.

Bolha de calor

Assim como ocorrido no final de janeiro, a Metsul alerta novamente para a presença da bolha de calor, que colaborará ainda mais com o aumento das temperaturas nos próximos dias. Dessa vez, o centro da bolha se move da Argentina para o Rio Grande do Sul, trazendo máximas acima dos 40ºC em diversos municípios do Estado no final desta semana e no final da semana de Carnaval.

Entre as regiões afetadas estão justamente a grande Porto Alegre e o Vale dos Sinos, na área de Campo Bom e seus arredores. O fenômeno, também conhecido como domo de calor, acontece quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo.

Ministério da Saúde orienta sobre a prevenção

O Ministério da Saúde (MS) possui uma série de recomendações de cuidados com a saúde no verão. Entre elas, estão as seguintes:

• Uso de protetor solar, chapéus, roupas claras e guarda-sol para evitar queimaduras solares. O protetor solar deve ser espalhado em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés;

• Pessoas com a pele negra, mesmo com maior quantidade de melanina, também devem utilizar a proteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer de pele e outros problemas;

• É recomendado evitar a exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, quando há maior incidência de raios solares;

• Para manter a hidratação adequada, deve-se aumentar a ingestão de líquidos, como água, suco e água de coco. A aplicação de hidratantes também pode ajudar a manter a quantidade adequada de água na pele;

• Alguns alimentos também ajudam a manter uma saúde equilibrada. Entre eles: cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, que ajudam a proteger as células sadias do organismo.

• A ingestão de carnes grelhadas, alimentos cruz e cozidos, além de frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo teor de carboidratos também ajudam na hidratação do corpo, além de adiar os sinais de envelhecimento;

• No banho, o ideal é utilizar sabonetes de acordo com o tipo de pele, sem excessos. A água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas