PREVISÃO DO TEMPO
Calor intenso e fora de época atinge parte do Brasil; saiba se RS será afetado
Últimos dias de abril devem ser marcados pela presença de uma massa de ar muito quente
Última atualização: 21/04/2024 20:04
Uma massa de ar muito quente deve trazer calor fora de época para boa parte do Brasil nos últimos dias de abril. Conforme a MetSul Meteorologia, pontos isolados podem registrar máximas de até 39°C no decorrer desta semana – ou seja, temperatura atípica para meados do outono.
Esse episódio de forte calor deve trazer marcas acima ou muito acima da média em diversos estados, mas principalmente aos do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. A meteorologista Estael Sias explica que os estados mais afetados serão Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e parte de Minas Gerais.
Em várias cidades do Centro-Oeste e do interior paulista, e de forma isolada em Minas, as máximas devem ficar ao redor ou acima dos 35°C no decorrer desta semana. Há possibilidade de que alguns pontos passem disso e fiquem entre os 37°C e 39°C.
RS será atingido pelo calorão fora de época?
A instabilidade frequente no RS reduzirá o impacto do calor na maior parte dos dias. No entanto, Estael explica que há possibilidade de que ar muito quente ingresse no Estado durante o fim de semana. Consequentemente, as máximas ficarão muito elevadas para o final de abril.
Contudo, os paranaenses devem ficar mais atentos. Entre os três estados da Região Sul, o Paraná deve ser o mais afetado pelas altas temperaturas.
Abril deve terminar com temperatura muito acima da média
Esse episódio de calor vai contribuir para que o mês termine com temperatura muito acima da média no País, considerando os últimos 20 dias. Segundo a meteorologista, abril teve temperaturas acima da climatologia histórica em quase todo o Brasil, com desvios das médias históricas bastante significativos em algumas áreas, atingindo até 3°C a 4°C acima da climatologia.
Efeitos do El Niño
O fenômeno El Niño, que está no final, provocou sucessivas ondas de calor no Brasil nos últimos meses. Além disso, durante esses episódios houve quebra de recordes históricos de temperatura em diversas cidades, incluindo a maior do País, que é São Paulo.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram meses seguidos em que a temperatura média no Brasil foi recorde. Desde o ano passado, o País acompanhou uma tendência mundial "de aquecimento acelerado do planeta, em parte pelo El Niño e em parte consequência das mudanças climáticas induzidas pelo homem, tal como é consenso na comunidade científica".