MAIS CHUVA

CALOR: Inmet emite novo alerta para tempestades no RS

Aviso laranja, que classifica a passagem do fenômeno como perigosa, é para chuva que atinge parte do Estado ainda nesta noite

Publicado em: 15/12/2023 21:30
Última atualização: 15/12/2023 22:47

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para o Rio Grande do Sul por conta das tempestades que atingem o Estado na noite desta sexta-feira (15). O aviso laranja, que classifica a passagem do fenômeno como perigosa, é válido desde as 21 horas, quando os outros dois alertas que estavam vigentes expiraram.


Chuva em Novo Hamburgo na noite de sexta-feira (15) causa alagamentos pela cidade e na BR-116 Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A nova sinalização, contudo, não é para todo o território gaúcho, como era anteriormente. Inicialmente válida até as 22h30, o horário da validade do alerta foi ampliado para até as 23h59.

É destacado nele que devem ser atingidas pela chuva cidades da região metropolitana, da Serra e do Nordeste do Rio Grande do Sul. Além disso, o Sul catarinense, a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, também estão inclusos.

O acumulado de chuva deve chegar a até 100 milímetros ao dia, com risco de queda de granizo e ventos de até 100 quilômetros por hora. Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Um novo alerta também foi emitido para o Sudoeste, Noroeste e Centro-Ocidental do Rio Grande do Sul. Válido até o meio-dia de sábado (16), o aviso, de cor amarela, indica perigo potencial para as tempestades que devem atingir as regiões. São esperados volume de chuva de até 50 milímetros por dia, também com risco de queda de granizo e ventos de até 60 quilômetros por hora.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Orientações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas