O forte calor deste domingo (22) foi uma amostra do que devem ser os próximos dias. Uma massa de ar muito quente promete tomar conta do Estado e elevar as temperaturas nesta semana em todas as regiões. Na região metropolitana de Porto Alegre, conforme previsão da Metsul Meteorologia, os dias mais quentes devem ser entre quarta (25) e sexta-feira, quando as máximas devem variar de 38°C e 40°C. Registros pontuais superiores não estão descartados.
O calor extremo trará, como consequência, chuvas de verão irregulares e temporais de verão localizados. Esses temporais isolados de maior severidade podem gerar chuva intensa em curto intervalo de tempo, com alagamentos, queda de granizo e vendavais. Nos caso mais extremos, são capazes de gerar fenômenos de vento severos, como correntes de vento descendentes violentas (downbursts ou microexplosões).
Estiagem
Isolada, a chuva deve ser insuficiente para melhorar o quadro de estiagem no Rio Grande do Sul – a MetSul inclusive prevê uma piora do cenário, com aceleração na perda de umidade do solo por conta do calor extremo. A situação também agrava o risco de ocorrência de fogo, uma vez que, em muitos locais do Estado, a estiagem deixa a vegetação seca.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags