abc+

PREPARE-SE!

Calor extremo e risco de temporal devem marcar a semana no RS

Na região metropolitana de Porto Alegre, máximas podem atingir os 40°C, segundo previsão da MetSul

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 22/01/2023 às 20h:30 Última atualização: 22/01/2024 às 11h:59
Publicidade

O forte calor deste domingo (22) foi uma amostra do que devem ser os próximos dias. Uma massa de ar muito quente promete tomar conta do Estado e elevar as temperaturas nesta semana em todas as regiões. Na região metropolitana de Porto Alegre, conforme previsão da Metsul Meteorologia, os dias mais quentes devem ser entre quarta (25) e sexta-feira, quando as máximas devem variar de 38°C e 40°C. Registros pontuais superiores não estão descartados.

No domingo, temperaturas superaram os 30ºC em Novo Hamburgo



No domingo, temperaturas superaram os 30ºC em Novo Hamburgo

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

O calor extremo trará, como consequência, chuvas de verão irregulares e temporais de verão localizados. Esses temporais isolados de maior severidade podem gerar chuva intensa em curto intervalo de tempo, com alagamentos, queda de granizo e vendavais. Nos caso mais extremos, são capazes de gerar fenômenos de vento severos, como correntes de vento descendentes violentas (downbursts ou microexplosões).

No domingo, termômetro marcou 33ºC em Novo Hamburgo



No domingo, termômetro marcou 33ºC em Novo Hamburgo

Foto: Eduardo Amaral/GES Especial

Estiagem

Isolada, a chuva deve ser insuficiente para melhorar o quadro de estiagem no Rio Grande do Sul – a MetSul inclusive prevê uma piora do cenário, com aceleração na perda de umidade do solo por conta do calor extremo. A situação também agrava o risco de ocorrência de fogo, uma vez que, em muitos locais do Estado, a estiagem deixa a vegetação seca.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade