Nos últimos dias de 2023 e nos primeiros de 2024 os gaúchos vivenciaram uma trégua de calor. Isso porque nesse período o Rio Grande do Sul registrou temperaturas muito abaixo da média para essa época do ano, que é verão climático.
Segundo a MetSul Meteorologia, no último dia do ano passado, cidades da Serra e dos Campos de Cima da Serra tiveram mínimas entre 9ºC e 11ºC. No dia 31 de dezembro, fez 11ºC no bairro Lami, no extremo sul de Porto Alegre.
“O que determinou a temperatura atipicamente foi o ingresso de uma massa de ar frio. O centro de alta pressão associado à massa de ar frio, sobre o Atlântico Sul, continuou atuando nos primeiros dias deste ano com fluxo de umidade e vento do mar em direção ao continente, trazendo instabilidade mais no Leste gaúcho e as temperaturas muito confortáveis para janeiro”, explica a MetSul.
O último dia muito quente na capital gaúcha foi quinta-feira da semana passada, quando a máxima foi de 36,4ºC no bairro Jardim Botânico. Desde então, os dias foram de temperaturas agradáveis ou com pouco calor no período da tarde. As máximas registradas nos três últimos dias de 2023, foram 30ºC, 26,6ºC e 25,5ºC, respectivamente.
Já nos primeiros dias deste ano, as máximas foram de 30,5ºC, 30,3ºC, 28,7ºC E 27º,8ºC, entre os dias 1º e 4, respectivamente. Nesse cenário, a MetSul destaca que até esta sexta-feira (5), nenhum dia de janeiro registrou a temperatura média histórica deste mês em Porto Alegre, que é 31ºC.
Porém, os meteorologistas afirmam que essa condição de tempo mais agradável com vento leste, que traz ar mais frio do mar para o continente, vai acabar. “Isso porque as correntes de vento vão se alterar e passar a soprar do quadrante Norte neste fim de semana, o que significa o ingresso de ar mais quente de origem tropical”, enfatiza a MetSul.
Retorno do calorão
Conforme a MetSul, neste final de semana, especialmente no domingo (7), a temperatura no Estado sofrerá uma elevação muito acentuada, com tardes muito quentes.
A previsão é de que no sábado (6) durante a tarde em Porto Alegre a máxima fique entre 32ºC e 33ºC e no domingo de 35ºC a 36ºC. Já nos vales e na região metropolitana da capital, os termômetros podem registrar até 37ºC no sábado 39ºC no domingo. No noroeste gaúcho, o domingo pode ter máxima de até 40ºC.
Na semana que vem, o calor intenso deve persistir, por o ar que persiste sobre o RS. “Ocorre que passará a ser mais úmido, o que fará com que os dias e as noites sejam de tempo mais abafado e aumente enormemente a ocorrência de pancadas isoladas de chuva típicas de verão com temporais localizados de chuva intensa, raios e vento”, finaliza a MetSul.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags