abc+

VEJA O VÍDEO

CALOR: Bombeiro alerta para os cuidados na água; veja dicas de como prevenir afogamentos

Com as altas temperaturas, população vai em busca de áreas para se refrescar, o que pode ser perigoso

Laura Rolim
Publicado em: 15/12/2023 às 16h:31 Última atualização: 15/12/2023 às 16h:31
Publicidade

Com a chegada do calor, bem como as altas temperaturas que estão por vir no verão, uma das preocupações que surgem é em relação a ocorrências de afogamento em locais banhados por água. De acordo com o 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), esse tipo de acidente costuma ser menor em outras épocas do ano, mas com o calor, as pessoas tendem a procurar áreas para se refrescar, o que pode ser perigoso.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

É preciso ficar de olho nas crianças na piscina | Jornal NH



É preciso ficar de olho nas crianças na piscina

Foto: Adobestock

Para que os momentos de lazer sejam seguros, a corporação alerta às recomendações e cuidados que se deve ter para evitar qualquer tipo de dano à saúde física. De acordo com o capitão André Borges Fernandes, antes de se refrescar em uma área banhável, primeiramente, é preciso verificar a balneabilidade do local.

“Aqui na região, nós não temos águas balneáveis. Por isso, o Corpo de Bombeiros lembra da qualidade da água em um primeiro momento. Em segundo, a prevenção, que é a palavra-chave para evitarmos os afogamentos”, menciona.

Segundo Borges, em um afogamento, a pessoa pode perder a consciência em apenas 2 minutos submersa, e a partir de 4 a 6 minutos, ela começa a ter danos permanentes e cerebrais. “Identificar uma área que seja mais passível de se refrescar. Evitar correntezas fortes. Evitar áreas desconhecidas, e não confiar totalmente em suas habilidades de nado. Evitar entrar em uma profundidade muito grande na água, mesmo tendo conhecimentos de natação”, recomenda.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Além disso, o capitão salienta a importância de estar sempre acompanhado, pois se estiver com uma pessoa próxima, ela saberá como identificar e oferecer socorro. Borges destaca que apenas 70ml de água são suficientes para que uma pessoa se afogue.

Cuidado com as crianças

De acordo com o capitão, é preciso ter cuidados em casa. “Principalmente a prevenção em casa, que seria o cercamento das piscinas, fechamentos de vasos sanitários, fechamentos de baldes com água, e evitar essa criança estar em contato com a água sozinha”, sinaliza Borges.

Incêndios também preocupam

Além do risco com as águas, ocorrências com incêndio também aumentam nesta época do ano. “Nós atendemos uma quantidade gigantesca de fogo em vegetação. Esse tipo de ocorrência demanda muitas horas do bombeiro militar, então, a prevenção também é a palavra-chave. Evitar colocar fogo em lixo, evitar jogar bitucas de cigarro. Apenas uma fagulha é o suficiente para provocar um incêndio de grande dimensão, e também atingir a integridade física de pessoas próximas”, recomenda Borges.

Veja o vídeo

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade