abc+

PREVISÃO DO TEMPO

CALOR: Até quando o RS registrará temperaturas muito altas e tempo abafado? Confira a previsão

Calor intenso tem atingido o Estado desde a última semana, com marcar muito altas

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 18/12/2023 às 16h:12 Última atualização: 18/12/2023 às 16h:13
Publicidade

Depois de uma semana com temperaturas altas, esta segunda-feira (18) também amanheceu escaldante no Rio Grande do Sul. Nesta tarde, os termômetros chegam, novamente, em torno dos 40°C em algumas regiões. Além disso, a sensação de abafamento é intensa.

Mas, afinal, será que esse calorão já tem data para acabar?

Moradores se "defendem" como podem do calor | Jornal NH



Moradores se “defendem” como podem do calor

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

De acordo com a MetSul Meteorologia, há cenários diferentes para as temperaturas e para o abafamento. Durante esta semana, a tendência, conforme as projeções, é que a intensidade do calor diminua, sendo registrado inclusive maior presença de nuvens e chuva irregular em diversos pontos

Então, ao menos por enquanto, “o pior do calor”, como classificam os especialistas da MetSul, está chegando ao fim. Mas, apesar de os próximos dias não trazerem marcas tão altas quanto as registradas nos últimos dias, o abafamento deve persistir.

“Embora a temperatura nos próximos dias não fique tão elevada como vem ocorrendo desde o final da semana passada no Rio Grande do Sul, chamamos atenção que haverá maior umidade”, pontua o site de meteorologia.

Com essa situação, a MetSul destaca que as temperaturas máximas do dia a dia devem ser menores e voltam a ficar mais perto da climatologia histórica. Só que os índices mais altos de umidade vão fazer com que haja mais abafamento e, com isso, mais desconforto térmico.

Ainda, como o El Niño atuará neste verão de 2023/2024, há mais propensão a dias mais úmidos durante a estação, ou seja: as ondas de calor que surgirem tendem a ser mais curtas, enquanto os dias devem ser mais abafados. Já em relação às noites, a probabilidade é que as temperaturas mínimas sejam mais altas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade