LUXO OU NECESSIDADE?

CALOR: Afinal, motoristas da Uber são obrigados a ligar o ar-condicionado? Veja a resposta

Onda de calor tem elevado as temperaturas no Rio Grande do Sul e gerado reclamações de consumidores

Publicado em: 15/12/2023 15:37
Última atualização: 15/12/2023 15:37

Os gaúchos estão precisando conviver nos últimos dias com temperaturas que se aproximam dos 40°C. A sensação térmica em alguns casos, como na tarde desta sexta-feira (15) em Novo Hamburgo, chegou aos 43°C. Tendo em vista o abafamento e a necessidade de conforto, usuários de transporte por aplicativos estão reclamando da falta de ar-condicionado nos veículos.


Passageiros reclamam do vidro aberto Foto: Divulgação

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Os passageiros afiram que os motoristas, mesmo com a onda de calor, continuam trabalhando com os vidros abertos. “Já cheguei no meu compromisso completamente suado, não tem cabimento isso”, afirmou um usuário que não quis se identificar. A Uber, uma das principais empresas do ramo, esclarece que não há orientação para que os colaboradores não utilizem o ar-condicionado.

Em nota, a empresa também reiterou que cobranças adicionais realizadas fora da plataforma, não devem ser aceitas pelos usuários. “O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma da Uber, em todas as modalidades de viagens (UberX, Comfort, Black etc.).”

É obrigatório andar com o ar-condicionado ligado?

No entanto, apesar de ser um requisito para cadastro, não há uma regra que exija a obrigatoriedade de ligar, ou não, o ar-condicionado durante a viagem. “A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos.”

A empresa reafirma que tanto o parceiro, quanto o usuário, podem cancelar a corrida e entrar em contato com o suporte da Uber. “É importante reforçar que o Código da Comunidade Uber estabelece que o motorista parceiro deve realizar manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo.”

Durante a pandemia de Covid-19, houve uma orientação de andar sempre com o veículo ventilado, ou seja, desligar o ar-condicionado e abrir os vidros. “Essa política foi posteriormente revisada conforme a atualização das diretrizes pelas autoridades de cada local, e encerrada definitivamente quando a OMS declarou o fim da emergência de saúde pública” finaliza a empresa no comunicado à imprensa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas