ECONOMIA
CAGED: Região segue tendência nacional de crescimento econômico; veja dados por município
Segundo dados do Caged, Novo Hamburgo lidera saldo positivo de empregos no Vale do Sinos
Última atualização: 22/03/2024 19:50
Conforme os dados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sobre o período de janeiro de 2024, a economia da região do Vale do Sinos, do Rio Grande do Sul e do Brasil se mostra aquecida.
“Esta é uma linha de crescimento que vem sendo observada. O saldo de criação de vagas formais em 2023 foi de 1,48 milhão, e consequente recuo do desemprego para uma taxa de 7,4%”, explica o professor de economia da Universidade Feevale, José Antonio Ribeiro de Moura.
Resultado nacional em janeiro é o melhor dos últimos três anos
Em janeiro de 2024, houve mais contratações do que demissões, resultando em 180.395 novos empregos com carteira assinada no Brasil. Esse é o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2021.
Esse saldo positivo ocorreu devido às vagas nos setores de serviços, indústria e construção civil, que somados, abriram 196.707 vagas de trabalho. No entanto, o setor de comércio teve um desempenho negativo e registrou fechamento de 38.212 vagas no mês.
O Rio grande do sul seguiu a tendência nacional de crescimento. Segundo o Caged, o Estado teve aumento de cerca de 93.4% nas contratações, em comparação com o mesmo período de janeiro de 2023 (10.760) com janeiro de 2024 (20.810).
Novo Hamburgo lidera empregabilidade no Vale do Sinos
Novo Hamburgo começa o ano de 2024 como o município que mais gera empregos na região. Em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre, fica atrás somente de Porto Alegre.
Ao todo, conforme balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal divulgado nesta sexta-feira (15), a economia hamburguense criou 290 novos postos de trabalho em janeiro deste ano.
“Um dos fatores que levaram a esse desempenho positivo é que estamos há muito tempo trabalhando com a diversificação da matriz produtiva. Além disso, a desoneração da folha de pagamento é uma mudança muito importante, e que com certeza fará com que os empregos voltem com força no Vale do Sinos”, disse o diretor de Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nelson Dietrich Júnior.
Para quem busca uma vaga em Novo Hamburgo, a nova agência do Sine fica localizada na Rua Tamandaré, 221, no bairro Pátria Nova. O celular para contato é (51) 984621017.
São Leopoldo também teve destaque positivo na região
Em São Leopoldo, foram 2.225 admissões, 2.005 desligamentos e saldo positivo de 220 empregos. O secretário da Sedetec Juliano Maciel comenta sobre o resultado no Caged.
"Recebemos os números de janeiro com muita satisfação, visto que este é sempre um mês de baixa. Tivemos saldo positivo em todos os setores, seguindo a tendência nacional. Tenho enorme otimismo que 2024 será um ano de crescimento econômico acima da expectativa", enfatiza.
Pequeno município, grande resultado: o saldo de São Francisco de Paula
Na área de cobertura do Grupo Sinos, São Francisco de Paula foi a cidade com maior saldo positivo. A cidade se destaca com um saldo positivo significativo de 373, com 655 admissões e 282 desligamentos.
Conforme o vice-prefeito Thiago Teixeira, os dados do Caged de janeiro são o reflexo de um movimento de expansão econômica e industrial que São Francisco de Paula vive desde 2017.
Segundo ele, esse resultado é possível por meio de fatores como a criação da Sala do Investidor, da Sala do Empreendedor e a lei de incentivo fiscal, o PIDE, que oferece desde retorno do ICMS a subvenção de terrenos e prédios públicos.
São Francisco de Paula cresceu 33% comparando 2021 e 2022.“Com isso, atraímos dezenas de empresas no ramo da indústria e também experimentamos a expansão do setor da agricultura e da pecuária e do turismo”, conclui Thiago Teixeira.
Cidades com resultado negativo
Municípios como Gramado, Canela e Canoas tiveram saldos negativos. Gramado registrou 305 desligamentos a mais do que admissões, enquanto Canela teve um saldo negativo de 41 e Canoas, de 38.
“Municípios de Gramado e Canela, cidades tipicamente turísticas, obtiveram um saldo negativo, pode ser justificado pelo calor intenso no qual os turistas optaram por cidades litorâneas, embora nessas cidades a menor visita é sazonal e conhecida, e um movimento já esperado e que deve retornar à normalidade na Páscoa”, explica o professor de economia, José Antonio Ribeiro de Moura.
“Esse resultado reflete uma conjuntura de desafios econômicos que impactaram o mercado de trabalho na cidade neste período, como a sazonalidade de determinados setores que tradicionalmente apresentam retração no início do ano. No entanto, a Prefeitura de Canoas está implementando uma série de medidas para estimular a economia”, avalia o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Canoas, Marcus Vinicius Machado, mais conhecido como Quinho.
Qual o perfil dos profissionais contratados?
Homens entre 18 e 24 anos, pessoas pardas, brancas e com ensino médio completo, essas são as principais características dos brasileiros que mais conseguiram emprego com carteira assinada em janeiro.
Esse perfil consta nos dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O salário mais praticado é de R$ 1.412 a R$ 2.118.
Em janeiro, foram contratados 134.697 homens e 45.720 mulheres. A maioria possui entre 18 a 24 anos, sendo um total de 89.523, e a segunda faixa etária com mais contratações é de 30 anos ou mais, com 43.780.
A cor parda é predominante, com 167.160 pessoas, seguida de brancos, com 117.494. A oportunidade de emprego também estava ligada com uma maior escolaridade. Foram para pessoas com ensino médio completo (113.623) e superior completo (16.879). A grande maioria recebe entre 1 e 1,5 salários mínimos (89.523).
Municípios com saldo negativo
- Gramado - 305
- Nova Santa Rita - 90
- Esteio - 56
- Canela - 41
- Montenegro- 39
- Canoas - 38
- Lindolfo Collor - 38
- Bom Principio - 20
- Brochier - 10
- Picada Café - 5