Começa nesta segunda-feira (5), o cadastramento de usuários com gratuidade no transporte público municipal na nova plataforma, batizada de MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade do Município. O MixMob deve entrar em funcionamento em meados de abril, quando está prevista a chegada da Viação Santa Clara, que, no final do ano passado, venceu a licitação para fornecer o serviço em Novo Hamburgo.
Nesta primeira etapa, o cadastramento será exclusivo para idosos e pessoas com necessidades especiais (PCDs). Pensando no acesso facilitado, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação montou a central de atendimento na Casa das Artes, localizada na Avenida Primeiro de Março, 59, Centro, em frente ao paradão.
Na última sexta-feira (2), parte da equipe concluiu a montagem do espaço, que tem ar-condicionado, cerca de 50 cadeiras plásticas, e 15 guichês de atendimento. Antes de chegar ao salão de atendimento, os idosos passarão por uma sala anexa, onde ocorre a triagem. “Basicamente, vamos verificar a questão dos documentos e a idade. Estando tudo nos conformes, ele segue para o salão principal”, explica a secretária Roberta Gomes de Oliveira.
Para evitar filas, um cronograma foi montado para o atendimento dos idosos. A primeira semana, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, será exclusiva para idosos de 80 anos ou mais procurarem a Casa das Artes para fazer o cadastro. Idosos com 75 anos ou mais, serão atendidos de 14 a 23. Já idosos de 70 anos ou mais, poderão procurar a central entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março. Já entre os dias 11 e 28 de março, o espaço estará aberto para idosos de 65 anos ou mais.
Documentação necessária
Para efetivarem o novo cadastro, os idosos devem apresentar apenas um um documento com foto e o comprovante de residência. Já os portadores de necessidades especiais, que podem procurar a Casa das Artes a qualquer momento, a partir desta segunda, precisam apresentar uma lista maior de documentos.
Além do documento com foto e do comprovante de residência, os PCDs devem, ainda, levar um comprovante de rendimento, laudo médico que comprove a doença, e um requerimento preenchido, que deve ser baixado no site do MixMob previamente. O documento está disponível no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br.
Se enquadram nessa categoria portadores de deficiência física, auditiva, visual ou mental, pacientes em tratamento de câncer, portadores de insuficiência renal e da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida – SIDA.
LEIA TAMBÉM