SUSTO

Caça F-5 com problemas técnicos faz pouso de emergência na Base Aérea de Canoas

Aeronave precisou pousar de barriga na pista da Baco. Moradores da região afirmaram que não perceberam o incidente

Publicado em: 15/09/2023 18:04
Última atualização: 26/10/2023 09:57

A Base Aérea de Canoas (Baco) passou por momentos de tensão na tarde de quinta-feira (14). Uma aeronave F-5 EM, pertencente ao Esquadrão Pampa da Força Aérea Brasileira (FAB), precisou realizar um pouso de emergência, aterrissando de barriga em solo canoense.

Caça F-5 fez voo forçado na Baco Foto: Paulo Pires/ GES

O Comando da Aeronáutica confirmou o incidente e comunicou que o piloto recebeu atendimento médico. O aviador teve apenas ferimentos leves, tendo inclusive retornado à suas atividades normalmente nesta sexta-feira (15).

De acordo com a FAB, investigadores do Cenipa e do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), localizado em Canoas, já estão apurando os possíveis fatores que contribuíram com a ocorrência.

A suspeita é que tenha acontecido o apagamento de um dos motores do avião e na sequência, a perda do sistema elétrico e hidráulico. O F-5 em questão é uma aeronave histórica da FAB. Ele faz parte do lote original de 36 caças recebidos em 1973 pela Força Aérea.

Moradores não perceberam

Há 50 anos vivendo no bairro Niterói, Elisabeth Martins, 67 anos, disse que não percebeu nada de diferente na tarde de quinta-feira. "É tanto barulho que já me acostumei." A única diferença conforme a aposentada, está no que se refere a altitude dos voos. "Estão voando mais baixo."

Beatriz Gehlen, 74 anos, mora em outra rua, também próxima da Baco. "Estou aqui há 18 anos. Não percebi nada, só se fosse alguma coisa muito estranha. Algumas vezes noto que eles passam próximos ao telhado, mas dizem que é normal, para aterrissar."

Desde 1975 no bairro, Edivino Zanatta, 61 anos, vai no mesmo sentido. "É tanto barulho que já não nos damos conta. Se tornou algo rotineiro", completa ele, que trabalha como entregador. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas