Três animais da cabanha Dom Joaquim, de Nova Santa Rita, conquistaram premiação na 16ª Agrovino. Dois carneiros e uma ovelha, da raça Texel, foram campeões na feira realizada em Bagé. O proprietário e criador, Paulo Jeferson Amorim Silva, de 43 anos, comemora a conquista.
“Minha família e eu montamos a cabanha há três anos. Foi uma alegria receber os prêmios. Trabalhamos com genética, não trabalhamos com bichos para fins de consumo. Criamos reprodutores e matriz”, destaca o nova-santaritense.
Paulo conta que começou a cabanha, hoje com 80 ovelhas da raça Texel, por causa do primogênito. “Sou eu, minha esposa [Débora Pessi Kern] e meus dois filhos, o Joaquim, de 7 anos, e o Bernardo, de seis meses. A ovelha é um bicho dócil e amigo. Elas são boas de trabalhar, envolvendo toda a família.”
A cabanha possui ovelhas brancas e NC (Naturalmente Colorida). “Tenho os dois tipos da raça Texel, na cor branca e na cor preta, sendo as NC. Ganhamos com o carneiro Texel branco – “Amado 1383”, com o carneiro Texel NC – “Dom Joaquim 09” e com a ovelha NC – “Dom Joaquim 32″. Vencer no berço da ovinocultura é um orgulho. A vitória mostra que estamos no caminho certo para continuar.”
Para a Expointer 2024, Paulo pretende levar os Ovinos do Futuro. “Eles são novinhos, filhos dos carneiros vencedores. Os que ganharam não poderão participar da feira devido à idade. Quando o animal ultrapassa os 36 meses, ele encerra a carreira de feiras e exposições. Os meus [bichos] ficarão exclusivos para a reprodução”, finaliza.
Raça Texel
Texel é uma raça originária da Holanda. Sua rusticidade é proveniente de sua seleção que se deu em meio úmido e impróprio para ovelhas de lã. Características físicas: A cabeça é desprovida de lã, narinas pretas e pescoço curto, mas ainda assim proporcional ao corpo. Possui corpo harmonioso, musculoso, de peito amplo. Pernil musculoso, desprovidos parcialmente de lã e cascos pretos.
LEIA TAMBÉM