Buracos e desníveis no asfalto. Estas são as principais reclamações dos motoristas que trafegam diariamente pelas ruas de Sapucaia do Sul. Em diferentes bairros, o problema se repete gerando indignação em quem já sofreu prejuízos por conta do problema.
“Sapucaia tem uma cultura de buracos, é incrível. Muda o governo e o que não muda é a péssima qualidade das ruas e do asfalto utilizado para tapar buracos”, comenta o motorista de aplicativos Júlio Cesar Mendonça, 47 anos.
Conforme Mendonça, recentemente o eixo de uma das rodas do automóvel que usa para trabalhar quebrou após cair em buraco na Avenida Borges de Medeiros, no bairro Colonial, umas das ruas mais danificadas por onde passa. “Tive gastos e por pouco não me acidentei. É uma vergonha”, diz. No mesmo bairro, outra via esburacada é a Rua Kurashiki, próxima à Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Gerdau e um dos acessos à BR-116.
Moradora do Loteamento Jardim América, no bairro Lomba da Palmeira, a vendedora Ana Maria Zink, 39 anos, também reclama das condições das ruas no entorno de onde reside. Um dos pontos críticos, conforme ela, é a Avenida Justino Camboim, no bairro Camboim.
“É uma via por onde ando todos os dias, seja de carro ou a pé. Além dos buracos, também o matagal e a sujeira são problemas ali”, conta. “Já é uma rua perigosa por ser estreita e ter muito movimento, e para desviar dos buracos, os motoristas acabam tendo de acessar a pista contrária. Os registros de acidentes são frequentes naquele trecho”, completa.
Resposta por nota
Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Obras de Sapucaia do Sul, Alexandre Manoel da Rosa, respondeu, em nota, que “no momento, a Prefeitura, juntamente com Secretaria de Obras, está trabalhando no processo licitatório para contratar uma empresa que assuma a responsabilidade de realizar o reparo de buracos utilizando asfalto quente”.
Segundo ele, para buracos menores, deverá ser utilizado asfalto frio, conforme estabelecido em memorando. Da Rosa destaca, ainda, que a Secretaria de Obras realiza pequenos reparos em ruas e avenidas de forma constante e que no prazo de dois meses, está programada uma operação de grande porte para ser realizada nas ruas da cidade.
Conforme o secretário, é realizado o monitoramento constante das condições das ruas e avenidas de Sapucaia, com o objetivo de identificar eventuais problemas, tais como buracos, ondulações ou outras imperfeições que possam comprometer a segurança e a mobilidade urbana.
“Com base nesse monitoramento, a secretaria classifica a situação das vias em grau um, dois ou três”, comenta, acrescentando que as principais causas da incidência de buracos nas ruas e avenidas são o excesso de carga de veículos e as chuvas intensas.
LEIA TAMBÉM
Pavimentação em acesso à Zona Rural
Dentre os serviços que estão sendo feito para melhorar as condições de tráfego nas ruas de Sapucaia do Sul, o secretário de Obras, Alexandre Manoel da Rosa destaca o investimento de R$7 milhões (em recursos estaduais e municipais) na pavimentação de um dos principais acessos à zona rural do município, a Avenina Justino Camboim.
O asfaltamento naquele trecho da avenida era esperado há mais de 40 anos pela comunidade local e deverá, segundo a prefeitura, levar melhorias no acesso e na mobilidade, além de valorizar a região e impulsionar o desenvolvimento. Ao todo, serão 4,1 mil metros pavimentados, a partir da Rua Jaime Oscar da Silva, no final do Loteamento Recanto dos Jardins, no bairro Lomba da Palmeira, onde inicia o trecho de estrada de chão, até próximo da Escola Municipal Alfredo Adolfo Cassel.
“Nos próximos meses, serão realizados novos investimentos com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da cidade”, garante da Rosa.
Canal aberto com a comunidade por meio da ouvidoria
Em casos de problemas relacionados à ocorrência de buracos na cidade, a Secretaria Municipal de Obras orienta os cidadãos a abrir um protocolo através da Ouvidoria da Prefeitura. A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18 horas e pode ser acessada por meio do site ou pelos telefones 3451-8011 e 3451-8044.
- Categorias
- Tags