SÃO LEOPOLDO

Buracos e insegurança no trânsito incomodam moradores próximos às obras na Scharlau

Construção do novo viaduto do bairro deve ser concluída só no ano que vem; Dnit fez operação tapa-buracos nesta manhã no trecho

Publicado em: 20/11/2023 13:22
Última atualização: 20/11/2023 13:24

Nem mesmo a previsão de alívio no congestionado trânsito num futuro próximo tem feito a comunidade do bairro Scharlau, em São Leopoldo, se animar com as obras do novo viaduto da localidade. A construção das elevadas, uma na RS-240 e outra ao lado da pista da BR-116 no sentido interior-Capital, foi iniciada em abril deste ano, com previsão de conclusão em março de 2024, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Dnit fez operação tapa-buracos nesta manhã no trecho Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Comerciantes da região dizem acumular prejuízos e moradores traçam estratégias para evitar ao máximo passar próximo à tranqueira das obras. Dentre as reclamações, estão os buracos no asfalto e a insegurança no trânsito.

“Muitos motoristas começaram a andar pelo acostamento para evitar os buracos, e outros tantos acabam desviando pelas ruas do bairro”, comenta um funcionário público de 64 anos que pede para não ser identificado e que há 38 anos reside no bairro. Segundo ele, operações tapa-buracos, como a feita nesta segunda-feira (20) pelo Dnit na Avenida Parobé,  não resolvem o problema. Basta chover, para os enormes buracos reaparecerem. “Toda hora acontece acidente por aqui. Além disso, a sinaleira ninguém respeita mais”, diz.

Também moradora do bairro, Inês Soares, 59 anos, diz evitar sair de casa. “Saio somente se for muito necessário. Nem ao mercado estou indo mais porque está perigoso. Os carros passam raspando na gente”, diz. Para poder fazer as compras para a casa com tranquilidade, Inês acaba indo a mercados de outros bairros. “Assim me organizo para sair de carro uma vez só na semana”, conta. A artesã Rosa Maria Gonçalves, 43 anos, trabalha em casa e diz ter perdido clientes por conta da obra.

“Muitas pessoas desistem de vir aqui quando sabem que para chegar na minha casa precisam passar por toda esta tranqueira. Até motorista de aplicativo cancela a viagem quando sabe que é para cá”, lamenta.

O Dnit foi procurado por meio de sua assessoria de imprensa para comentar o andamento da obra e os reparos feitos no asfalto, mas não retornou os questionamentos feitos pela reportagem.

As obras no local integram o lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116. Após a conclusão do complexo Scharlau, o local terá cruzamento livre, sem semáforos, contando com a implantação de nova passarela para travessia de pedestres. Hoje este trecho é um dos grandes gargalos da BR-116, e após a conclusão trará mais conforto e fluidez no trânsito. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas