A Brigada Militar formou mais de 1.700 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em eventos em São Leopoldo e Sapucaia do Sul, nesta quinta-feira (7).
O Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, ficou lotado para mais uma formatura de estudantes no programa em São Leopoldo em 2023. Desta vez, 550 alunos de 5º anos de oito escolas públicas e particulares se formaram no projeto, totalizando 21 turmas participantes neste semestre.
As instituições participantes no período foram: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Maria Gusmão Brito, João Goulart, Senador Salgado Filho e Castro Alves; as Escola Estaduais de Ensino Fundamental (EEEF) Emílio Boeckel e Ilha Moreira; e as privadas Instituto Rio Branco e Colégio Gustavo Schreiber.
Na solenidade, um estudante de cada turma, que se destacou na redação final do Proerd, foi chamado ao palco e recebeu um mimo.
2 mil formandos no ano
O comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), tenente-coronel Alexsandro Goi, destacou que a formatura é o ápice do programa e que, só nesse ano, foram mais de 2 mil alunos formados, contando os municípios de São Leopoldo, Portão e Capela de Santana, onde o 25º BPM atua. “Certamente é um ciclo virtuoso, no qual nós repassamos valores como cidadania, educação, ética e reconhecimento do que é bom e do que não é bom, para essas crianças e adolescentes. É fundamental que nos possamos de alguma forma contribuir com a formação de um cidadão, que mais tarde vai agregar junto à sociedade e vai ser um multiplicador de boas ações, de boas práticas, ajudando dessa forma a Brigada militar também”.
Estudantes destacam aprendizado
Aluno da Emef João Goulart, do bairro Santos Dumont, Henrique de Oliveira Forcos, 11 anos, disse o que aprendeu com o Proerd. “Eu aprendi a nunca ceder às drogas, resistir a pressão e o mais importante: sempre amar o pai, a mãe e ao próximo”.
Estudante da Emef Castro Alves, do bairro Vicentina, Halanna Dias Lira, 10 anos, destacou o aprendizado que teve sobre como evitar o contato com drogas e bebidas alcoólicas e elegeu sua atividade preferida no projeto. “O que eu mais achei legal foram as brincadeiras que a instrutora fazia, como a caixa de surpresas, onde a gente abria e tinha vários segredos, perguntas. Isso foi bem legal. Gostei muito de como falaram das tomadas de decisão Proerd também”.
Pela primeira vez acompanhando de perto a realização do programa na Castro Alves, a professora do 5º ano da escola, Patrícia Silva da Rosa, destacou o que os estudantes achavam da atividade e de sua importância para eles. “Eles adoraram! Foi uma coisa nova pra eles. Todos os dias que tinha Proerd, eles procuravam ir na aula, não faltar, porque eles gostavam, tiravam dúvidas bem importantes com os policiais”, comentou. “Acho que precisa continuar”, opinou, sobre o programa.
1.200 alunos em Sapucaia do Sul
Em Sapucaia do Sul, o 33º Batalhão de Polícia Militar (33ºBPM) formou 1.200 alunos de escolas públicas e particulares da cidade no Proerd. A formatura ocorreu na catedral da Igreja Universal, com a presença de pais e professores, que acompanharam a entrega de certificados e premiações aos destaques.
A solenidade foi presidida pelo chefe do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel Gonçalves, juntamente com o comandante do 33º BPM, major Márcio Leandro.
LEIA TAMBÉM